Vencendo os desafios no cuidado de idosos

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 19/07/2023
Horário 04:12

Sabemos que o cuidado de idosos está cada vez mais sob a responsabilidade de sua família dentro da sua própria casa. Não é de se estranhar que muitas famílias brasileiras convivem com dificuldades para assistir o idoso, dependendo da doença, dos conhecimentos sobre envelhecimento e dos recursos que elas dispõem.

O cuidado ultrapassa os limites do psicológico, do social, do esforço físico e do plano econômico podendo surgir graves problemas quando as habilidades e os recursos financeiros familiares não forem satisfatórios.

Assim, a assistência a idosos que apresentam as alterações do processo de envelhecimento somadas às doenças crônicas como pressão alta, diabetes, artroses e problemas de saúde mental será por longos períodos, as vezes anos ou até décadas, o que poderá acarretar para os cuidadores fragilidades.

Será necessário, muitas vezes a cooperação de profissionais da área de saúde e, em especial, técnicos em enfermagens e enfermeiras, na elaboração de uma abordagem que insira a família um planejamento adequado.

É importante frisarmos que muitos idosos necessitam de algum tipo de ajuda para realizarem suas atividades de vida diária, o que irá gerar uma sobrecarga física e emocional para o cuidador. Infelizmente, muitos cuidadores chegam a desenvolver o estresse do cuidador, uma espécie de tensão emocional decorrente da rotina de prestação de cuidados. Em muitos casos, o idoso tem apenas um cuidador.

Salientamos que serão muitos os obstáculos que a família que cuida do idoso encontrará para cuidar adequadamente de um idoso dentro de casa. Quase sempre impossibilidade de sair de casa, passear, resolver as pendencias do dia a dia, como ir a banco, feiras, supermercados, pois ficavam atrelados à responsabilidade e preocupação diária com o cuidado ao idoso.

É fundamental estimularmos o envolvimento de todos os membros da família, ajudando na divisão das atividades mais importantes como administrar medicamentos, preparar as refeições, dar o banho, sair para caminhar, ir as consultas medicas, contribuir financeiramente, bem como fornecer orientações para diminuir as dificuldades do processo de cuidar e contribuir para o bem-estar dos cuidadores diminuindo assim, as chances do estresse maior que, em geral, ocorrem por falta de ajuda dos familiares na divisão das responsabilidades do ser cuidado.

Com certeza, a organização e conhecimentos adquiridos para cuidar dos idosos serão de extrema importância pois irão facilitar a rotina árdua diária e todos serão beneficiados, como familiares menos estressados e idosos e mais felizes e sabendo do amparo que está recebendo.

Publicidade

Veja também