Venda de LED sem certificação está proibida

Agora, proibição afeta varejistas; medida visa reduzir consumo de energia e aumentar eficiência dos produtos de iluminação

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 18/07/2017
Horário 13:41

A comercialização de lâmpadas de LED sem a certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) está proibida por varejistas e atacadistas desde ontem. A medida, criada para reduzir os impactos no consumo de energia e aumentar a eficiência dos produtos de iluminação, além de retirar do mercado produtos de qualidade duvidosa, já está sendo seguida pelos comerciantes de Presidente Prudente ouvidos pela reportagem.

Após a mudança, as embalagens dos produtos certificados devem apresentar o selo de identificação do Inmetro com o número de registro. E ainda, o fabricante ou importador devem ser identificados e são obrigados a informar a potência (W), fluxo luminoso (lm), temperatura de cor (K) e eficiência luminosa (lm/W), com a demonstração do comparativo de equivalência da potência do LED em relação à incandescente e à fluorescente.

O comerciante que não atender a nova legislação estará sujeito ao pagamento de multa. Para evitar isso, Gustavo Bertaco, gerente da EletroSul, em Presidente Prudente, conta que a loja já efetuou a mudança, antes mesmo da validade do decreto, por ser mais uma garantia de um produto de qualidade aos seus clientes. “Existem comerciantes que vendem umas lâmpadas mais baratas, mas que duram pouco tempo. Lâmpadas com o certificado do Inmetro significa que funciona melhor”, pontua.

O proprietário da Cobral Materiais para Construção, Cesar Luis da Costa, também já aderiu à nova determinação e diz que as vendas subiram de 20 para cerca de 40 lâmpadas ao mês, e, com isso, notou que a mudança também agradou seus clientes, mesmo que o produto possua um preço mais elevado. “O pessoal gostou desse tipo de lâmpada e começou a trocar, porque gasta menos energia e queima menos”, declara.

 

LED

Segundo o Inmetro, as lâmpadas de LED são mais econômicas, pois possuem maior eficiência luminosa do que as demais, ou seja, gastam menos energia para gerar iluminação. Além disso, a durabilidade desse produto é 25 vezes maior, dependendo do modelo e do uso. Entretanto, a hora de funcionamento estimada na embalagem não significa o tempo que a lâmpada levará para queimar e, sim, o período que passará a funcionar com mais ou menos 70% da capacidade luminosa original.

No entanto, com esses benefícios, o custo das lâmpadas LED é mais elevado, se comparado às incandescentes e às de FLC. Porém, de acordo com o Inmetro, esse gasto é compensado, se levar em consideração o baixo custo de manutenção e a redução na conta de luz.

Publicidade

Veja também