Venda de pacotes turísticos deve crescer 30%

Estimativa das agências de viagens de Prudente é que datas comemorativas como carnaval e Semana Santa impulsionem setor

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 06/01/2016
Horário 04:53
 

O ano de 2016 mal começou e as agências de viagens de Presidente Prudente já esperam um acréscimo de 30% nas vendas de pacotes para passeios em relação aos demais períodos do ano. Tendo a crise como o principal desafio, as empresas deste segmento apostam em ofertas e variedades de roteiros para driblar "a falta de dinheiro na praça".

De acordo com o diretor regional da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), Marcos Antônio Carvalho Lucas, as datas comemorativas de início de ano, como o carnaval e a Semana Santa, em fevereiro e março, respectivamente, são as responsáveis pela expectativa do fomento citado, uma vez que, nestes períodos, a população em geral opta por viagens mais longas, as quais registram 75% em procura pelas nacionais e 25% por internacionais, com valores médios de R$ 800 e R$ 3 mil, simultaneamente.

Jornal O Imparcial Praias brasileiras e cruzeiros estão entre destinos mais procurados pelos turistas

O mês de janeiro, por sua vez, apesar da dominância das férias escolares e do clima favorável, não representa o faturamento de 2016, uma vez que "a grande maioria dos pacotes para este período foi vendida no segundo semestre de 2015", conforme Marcos. Ainda de acordo com ele, a comparação com o mesmo período do ano passado só será possível após a observação destes primeiros meses do ano.

Para a agente de viagens da Balbino Tur, de Prudente, Sonia Balbino, 54 anos, a "alta temporada" é observada nos três primeiros meses do ano, onde a predominância por passeios familiares varia de cruzeiros marítimos a viagens ao extremo do sul do país. Procura que, por consequência, estimula em "30%" o panorama dos serviços. "Trabalhamos em cima de variedades e ofertas", aponta.

Segundo o sócio-proprietário da Agência Mania de Viagens, de Prudente, Ademir Arantes, o dólar é um dos principais "vilões" àqueles que optam pelas viagens ao exterior, porém, afirma que o impulso esperado de 30% começará nos "próximos dias", com prevalência de cruzeiros marítimos e praias, principalmente para o nordeste e sul do Brasil.

Conforme constatado nas entrevistas, o comportamento dos clientes segue a livre demanda da oferta e procura, sendo que estes escolhem diferentes maneiras de pagamento, opções de locomoção, quantidade de leitos, estadia e tempo de viagem.
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