Vendas de alimentos e bebidas crescem até 30% em dias de jogos

Supermercados, açougues e conveniências registraram maiores movimentos quando a seleção brasileira entrou em campo na Rússia

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 07/07/2018
Horário 04:58
Marcio Oliveira - Conveniências estavam movimentadas na tarde de ontem, em Prudente
Marcio Oliveira - Conveniências estavam movimentadas na tarde de ontem, em Prudente

Nos dias em que a seleção brasileira entrou em campo, muitos se reuniram com os amigos para curtir a partida de futebol em casa, chácaras e bares. Diante da união para a torcida pelo Brasil, quem sentiu o impacto foram os supermercados, açougues e conveniências, que registraram aumento nas vendas. Infelizmente, a seleção canarinho  se despediu ontem da Copa do Mundo. Em entrevista com alguns estabelecimentos de Presidente Prudente, a reportagem registrou que as vendas nestes setores cresceram entre 7% e 30%, quando a maior parte dos clientes deixou para comprar os aperitivos “de última hora”.

O proprietário do Supermercado Alvorada, Alexandre Vila Real, está contente com as vendas deste período, uma vez que tem registrado aumento de 30% no comércio de carne, cerveja, refrigerante e carvão. “No mês junino nós não tivemos aumento significativo em vendas, mas começamos a sentir a diferença no começo desta semana. As filas do açougue estão lotadas, em contrapartida, a padaria continua com atendimento normal”, explica.

Para Luzia Aparecida Maino Macedo, subgerente do Supermercado Estrela, o maior impacto em dias de jogos é sentido nos setores de bebida e carne que, juntos, crescem em torno de 10% a 15%. Um dos fatores que contribuíram para o aumento significativo foi o período junino, que coincidiu com o início da Copa do Mundo. “Tenho observado que os clientes buscam montar a tábua de frios, que geralmente é acompanhada por bebidas. Então, neste setor temos vendido muçarela, salame, além de salgadinho e amendoim, que rendem um bom acompanhamento”, explica.

Estes produtos também são bem comercializados no Supermercado Pão Brasil. Com expectativa de aumento que varia até 7%, o gerente do estabelecimento, Marcos Pillar Junior, diz que “o brasileiro deixa para comprar tudo de última hora, até mesmo nos momentos finais em que o supermercado vai fechar para o jogo”. Pelo fato de a quarta de final entre Brasil e Bélgica ter ocorrido em início de mês, “o movimento local cresceu, porque as pessoas já receberam seus salários e podem gastar um pouquinho mais”.

Setor de bebidas

E quando dizem que brasileiros gostam de uma festa, acertam no palpite! Em Presidente Prudente, os estacionamentos das conveniências estavam lotados na tarde de ontem e, no interior dos estabelecimentos, as cores verde e amarela tomavam conta das filas dos caixas. De acordo com o supervisor de loja da Pronta Entrega, Pablo Augusto Vieira Costa, a expectativa de aumento nas vendas em dias de jogos da seleção cresce entre 20% e 30%. “Quando o jogo é em uma sexta-feira, o movimento aumenta bastante, ainda mais agora que teremos um final de semana prolongado”, expõe.

Diante da movimentação, a venda de cerveja, carvão e carne é crescente antes e após o horário do jogo. Conforme Lourivalter Gonçalves, proprietário da Rede Prudentão, as vendas nas conveniências “vêm aumentando gradativamente desde o primeiro jogo”, com isso, afirma que a comercialização cresceu em torno de 12% a 15% no último período. “Vendemos bastante cerveja em lata, gelo, carvão, salgadinho, amendoim, o chamado kit churrasco [risos]. Estamos recebendo muitos visitantes de fora, também”, acrescenta.

Quem veio de São José do Rio Preto (SP) para curtir o fim de semana prolongado na cidade foi a funcionária pública Letícia Bianta, 29 anos, que reuniu os amigos para assistir o jogo. Nos preparativos para a partida ontem, o grupo estava a caminho de uma chácara na cidade, onde dividiram as despesas para a compra de bebidas, como cerveja e cachaça. Quem também demonstrou animação para a tarde de lazer foi o estudante Vinicius Tamburus, 19 anos. Acompanhado de uma galera de verde e amarelo, comprou bebidas para assistir o jogo em casa. “E não vamos perder a oportunidade para fazer aquele churrasco. Já comprei carvão e carne, agora é só curtir!”, exclama.

ITENS MAIS PROCURADOS

Refrigerante;

Cerveja em lata e long neck;

Muçarela;

Salame;

Carne;

Amendoim;

Salgadinho;

Pipoca;

Carvão.

Publicidade

Veja também