As vendas de Dia das Mães tiveram desempenho aquém do esperado por lojistas e representantes do comércio varejista. De acordo com o presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Ricardo Anderson Ribeiro, embora tenha registrado um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, a procura durante a semana que antecedeu o feriado foi tímida. "O quadro só começou a mudar entre sexta-feira e sábado. Até então, estávamos bastante preocupados, porque o quinto dia útil, o saque do FGTS e a campanha ‘Acelera o Coração’ foram fatores favoráveis para o período", expõe.
Simone diz que vendas se igualaram às do ano passado
O presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Prudente, Vitalino Crellis, por sua vez, aponta que esta época do ano é sempre compensatória, uma vez que os filhos costumam comprar uma lembrancinha para a mãe, contudo, as vendas não supriram as expectativas. "Em relação aos dias normais, houve o crescimento de 20% na vendagem, porém, se formos fazer um comparativo com os anos anteriores, era de se esperar uma performance melhor", pondera. O sindicalista enfatiza que o maior fluxo de pessoas foi registrado no sábado, quando os estabelecimentos comerciais ficaram abertos até às 17h. "Não tem jeito, faz parte da cultura do brasileiro deixar as compras para a última hora", salienta.
Ricardo Anderson destaca que, apesar do feriado ter chegado ao fim, a campanha "Acelera o Coração" continua em andamento até o dia 12 de junho, quando será sorteado um automóvel Volkswagen/UP! zero quilômetro entre aqueles que realizaram compras acima de R$ 80 nos estabelecimentos participantes da promoção. Além do veículo, a ação também está distribuindo semanalmente 167 vales-compras, que, juntos, somam R$ 22 mil. O titular da Acipp explica que a campanha é desenvolvida em alusão aos 90 anos da associação e conta com a adesão de 350 lojas prudentinas.
A gerente da Passomania, Eliana da Silva, comenta que o Dia das Mães deste ano terminou empatado com o mesmo intervalo de tempo do ano anterior. Entre os produtos que mais saíram, se destacam os sapatinhos do cotidiano, como sapatilhas e rasteirinhas. Já na Forró Confecções, o cenário foi positivo, porém, sem grandes surpresas, conforme a gerente Simone Regina Salvador. "Tivemos uma semana fraca, mas o sábado trouxe otimismo, igualando-se ao número de vendas do ano passado", pontua.