Vendaval derruba árvores e destroi casas em Taciba

Uma das residências mais atingidas fica no bairro Flanboyant. Todo o telhado e a maioria das paredes foram destruídos.

REGIÃO - Aline Martins

Data 23/10/2013
Horário 07:43
 

Em questão de segundos, um vendaval ocorrido em Taciba, na noite de anteontem, destruiu parte da cidade. Árvores foram arrancadas, casas destelhadas, muros caídos, carro atingido pela tragédia. Um cenário triste, conforme apurou a reportagem, que resultou em lágrimas nos olhos das pessoas mais afetadas pelo incidente, que ainda estavam assustadas pelo que tinha acontecido.

Jornal O Imparcial Ontem, moradores saíram às ruas para ajudar na limpeza

Na manhã de ontem, o som em destaque era de motosserras que cortavam as galhas para serem recolhidas. Somente em uma praça do Jardim Alto Alegre, eram cinco tratores e três caminhões tirando a sujeira que o dia anterior havia deixado. Por todas as ruas dos bairros adjacentes era possível encontrar, ao menos, uma árvore caída. A população estava fora de casa conferindo os estragos.

Uma das residências mais atingidas fica no bairro Flanboyant. Todo o telhado e a maioria das paredes foram destruídos. "Deus teve misericórdia de mim e do meu marido, pois, não estávamos em casa no momento da tragédia", conta a dona de casa Ângela Maria de Brito. Ela estava na igreja rezando o terço e lembra que lá a ventania não foi tão significativa. "Quando cheguei, muitas pessoas estavam aqui. Foi horrível. Minha casa está toda comprometida. Mas agradeço a Deus por estar viva", diz. Ela e o marido moram no local há dois anos.

Na mesma área, mora a filha da aposentada Maria Francisca Alves Barbosa, 52 anos. Ela conta que no local reside, além da filha, o genro e as três netas, sendo que a de 4 anos é cadeirante. "Estou muito assustada, em choque. Foi tudo muito rápido. Faz uma semana que eles se mudaram para o lar novo. Agora, estão acolhidos em casa e depois vamos ver o que faremos", pontua.

Um quarto da residência da dona de casa Simone Victor Monteiro foi atingido pela ventania. "Foi coisa de segundos. Tudo muito rápido e assustador. Nunca vi algo parecido na cidade", pontua.

Na mesma situação vive a dona de casa Sirlei de Lima, 35 anos, que mora com o marido e duas filhas. Ninguém saiu machucado, mas a residência foi totalmente atingida pelo vendaval. Eletrodomésticos, colchões, móveis, tudo foi afetado. "Para mim, foram cinco segundos. Buscamos segurança na parte de fora da casa e depois corremos para a vizinha", ressalta Lima, com lágrimas nos olhos. Ela e a família estão no local há três meses.

A residência do operador de máquinas Sidnei José Batista da Silva não foi afetada pelo vendaval. Porém, uma árvore de médio porte caiu em cima de seu carro que estava estacionado na rua. "Trabalhando a gente consegue recuperar. Tem famílias em situações mais complicadas que eu. Minha casa está intacta", fala.

 

Apoio


De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Taciba, um levantamento é feito para apurar os danos a pedido da Defesa Civil. A Secretaria Municipal de Assistência Social também realiza um cadastramento das principais necessidades das famílias. "A Prefeitura dará todo o apoio. Inclusive, pedreiros estão nas casas mais atingidas realizando os serviços necessários", informa. Além disso, as máquinas e funcionários estão empenhados para a limpeza da cidade. Ainda não se sabe de quanto foi o prejuízo.

 

SERVIÇO

COLABORAÇÃO

Quem quiser colaborar com a população de Taciba de alguma forma, seja com alimentos, roupas, colchões, pode contatar a Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone (18) 3997-1171.
Publicidade

Veja também