Vendedor: o espetáculo está começando!!!

OPINIÃO - Luís Amaral

Data 03/10/2021
Horário 05:00

Para quem nunca atuou como vendedor, atuar na profissão e ter bom desempenho parece simples, basta alguém estar sem trabalho, que logo um parente ou amigo lhe dá a seguinte ideia: por que você não experimenta vender tal coisa? Como se fosse a solução para o necessitado. Vender é uma arte dominada por poucos, os privilegiados possuem habilidades e técnicas que não se adquirem da noite para o dia, ou em segundos, como um toque de mágica. 
Para ocupar o centro do picadeiro e, ao final da apresentação arrancar aplausos da plateia, é necessário muito suor, e esse provém do exercício constante que a profissão exige. Há momentos que o coelho tem que ser tirado da cartola de verdade. Ingressei na profissão há quase duas décadas e posso afirmar que pensava ser moleza. Para os expectadores que pensam como eu pensava, resgato dois ditados: “A rapadura é doce, mas não é mole”. “Quer moleza? Sente-se em uma poltrona de geleia”.
Porém, em pouco tempo percebi que não existe moleza, meus conhecimentos eram modestos, estava apenas gatinhando, precisava de mais... Aonde encontrar? Escolas e faculdades ainda não existem! Algumas empresas, mas infelizmente nem todas, treinam os iniciantes. A maioria passa por curso básico, sem, ou com o referido treino é comum sermos lançados na jaula dos leões – a enfrentar as feras: o mercado cada dia mais exigente e a concorrência feroz, capaz de engolir novatos a todo o momento. “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. O que fazer?
Para você ser um vendedor bem preparado, é necessário investimento de tempo, talento, esforço e não pode faltar o coração no bico da bota, o bom resultado nem sempre acontece de imediato. Após conscientizar-me das necessidades que a profissão apresenta, passei a pesquisar fontes que pudessem contribuir. Tive o prazer de conhecer vários livros, a revista “VendaMais”, filmes e outros que os comprei e devorei rapidamente. Valeu a pena! Um dos livros que me impulsionou no malabares das vendas foi: “Ben Carson” - o menino pobre que não gostava de estudar e com o tempo e mudança de postura, tornou-se um neurocirurgião de fama mundial, o que ele fez? Mais detalhes (www.cpb.com.br). 
No mundo veloz que vivemos, é essencial que o vendedor tenha habilidades de sobra para realizar as manobras precisas dentro do globo, se não a morte é certa. Em seu livro “O Maior Vendedor do Mundo” (Editora Record), Og Mandino escreveu pergaminhos - simbolizado os dez mandamentos da venda, um deles: “Crie bons hábitos e seja escravo deles”. Entendeu?
O mês é nosso e em festa que se preza não pode faltar alegria, esta que nitidamente estampa o seu rosto quando finaliza cada negócio e pode enxergar as cifras da comissão que terá direito. O bom vendedor sempre é reconhecido como aquele que cumpriu todo combinado, atendeu rápido, ofereceu o melhor produto ou serviço para o cliente, a empresa que representa e aos demais componentes da rede que o cerca. Palmas para você que acorda cedo, ou por vezes nem dorme pensando qual malabarismo vai fazer para alcançar a meta, enfrenta filas de ônibus, metrô, congestionamentos, estradas precárias, aguarda voos que atrasam e mais... suporta o mau humor de quem ao final, nem compra, só toma o seu precioso tempo. 
Porém, em nenhum momento você perde a linha e paga na mesma moeda, mas sim, com um muito obrigado acompanhado do cordial sorriso - pelas ruas, nas esquinas, na sua loja, ou na do cliente e aonde as suas vendas se desenvolvem. Felicidades a você equilibrista que vive na corda bamba quando as vendas não atingem as expectativas. Não desanime, ânimo! Busque novas técnicas de negociação, aumente o contato com o cliente, invente novas fórmulas, pratique as mais antigas, aquelas que sempre deram resultados positivos. Seja amigo do seu cliente, todos gostam de comprar de quem conhecem. Vá em frente, arme a sua tenda em todos os terrenos, carregue-a nas costas se preciso for, mas nunca desista do sonho: “Ser o maior vendedor que o mundo já conheceu”.
Sempre haverá alguém querendo comprar, e necessitando que alguém lhe faça a venda. Por conta disso amigão, o cliente está como bilhete na mão, pronto para cruzar a roleta, vá rápido ao encontro dele, ofereça a melhor recepção e prepare-se para dar o maior show em vendas, pois acredite ou não, o espetáculo nunca irá acabar...
 

Publicidade

Veja também