Ventos chegam a 80km/h em Prudente

Entre os prejuízos causados está o tombamento da estrutura metálica do Terminal Urbano da Zona Oeste, queda de árvores e ausência de energia em alguns pontos da cidade

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 29/10/2019
Horário 04:00
Weverson Nascimento - Estrutura metálica do Terminal Urbano da Zona Oeste cedeu diante das rajadas de vento
Weverson Nascimento - Estrutura metálica do Terminal Urbano da Zona Oeste cedeu diante das rajadas de vento

Em Presidente Prudente, mais precisamente às 16h, as rajadas de vento chegaram a 80km/h, segundo o climatologista Vagner Camarini. Entre os grandes prejuízos causados pela forte ventania, foi o tombamento da estrutura metálica do Terminal Urbano da Zona Oeste, localizado na Rodovia Arthur Boigues Filho, além da queda de árvores e a ausência de energia em alguns pontos da cidade.

No caso da estrutura do terminal urbano, em nota, a Prefeitura informa que a Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) já acionou a empresa responsável pela obra, que enviará equipes a Prudente nos próximos dias para avaliar os danos e dar início aos reparos. Por segurança, o terminal ficará interditado neste período. “Cabe ressaltar que o terminal atende hoje apenas uma linha de ônibus, a qual desembarcará os passageiros na calçada da via, sem acessar o interior do terminal”. Conforme noticiou este diário, o valor gasto para construção da estrutura, inaugurada em dezembro de 2016, foi de aproximadamente R$ 800 mil.

VENDAVAL CAUSA

PREJUÍZOS EM PP

Por todos os lados, era possível encontrar os prejuízos do vento que somente anunciou a chuva, que veio de forma tímida. Segundo o climatologista, às 18h de ontem, os pluviômetros tinham registrado apenas 3 mm, mas grandes foram os estragos. Até às 17h40, o Corpo de Bombeiro havia recebido 35 solicitações de quedas de árvores na cidade, mas a estimativa da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) é de que haja pelo menos 60 ocorrências para serem atendidas.

Segundo a Prefeitura, diante do ocorrido, as equipes atuaram na sinalização de vias interditadas, e no corte dos galhos que estavam interrompendo o tráfego de veículos, com auxílio de motosserras e outros equipamentos. “Por conta do alto número de pedidos, os trabalhos se concentraram, num primeiro momento, em vias de grande fluxo de veículos e linhas de transporte coletivo. Os galhos acomodados emergencialmente nas calçadas serão recolhidos nesta terça-feira, para otimizar os trabalhos”.

FALTA DE ENERGIA

GERA TRANSTORNOS

Conforme relatado por leitores deste diário, diante dos fortes ventos, os semáforos deixaram de funcionar, o que atrapalhou o trânsito nas principais avenidas. Em nota, a Energisa Sul-Sudeste informa que a intempérie provocou o lançamento de galhos e objetos contra a rede elétrica, ocasionando o rompimento de cabos de energia, nas cidades de Presidente Prudente, Santo Anastácio, Lucélia, Osvaldo Cruz e Rancharia, na tarde de ontem, por volta das 17h. “A distribuidora acionou o seu plano de contingência, triplicou o número de equipes próprias e terceirizadas em campo, e está atuando em diversos pontos dos municípios para regularizar o abastecimento”, esclarece.

CONSEQUÊNCIA

DOS FORTES VENTOS

A fim de acompanhar as consequências dos fortes ventos, a reportagem percorreu alguns locais e encontrou a queda de uma árvore na Avenida Ana Jacinta. No local, uma equipe da Energisa Sul-Sudeste realizava os procedimentos para liberar a via. Já na Rua 12 de Outubro, também em Prudente, a rajada de vento derrubou uma árvore pela raiz. O caso e a sinalização foram acompanhados pela Semea. Na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, parte de um alambrado também foi ao chão.

Publicidade

Veja também