Verão e frutas, tudo a ver com a saúde!

Rodolfo Zanin, nutricionista esportivo fala dos benefícios delas no auxílio à hidratação, principalmente para esses dias de muito calor e nas dietas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 21/01/2022
Horário 05:20
Foto: Freepik
As frutas podem ser utilizadas in natura, em sucos, para saborizar água e de outras várias formas
As frutas podem ser utilizadas in natura, em sucos, para saborizar água e de outras várias formas

O verão que iniciou em 21 de dezembro e segue até 21 de março é um período, além de propício para viagens à praia ou finais de semana na piscina, em rios, cachoeiras, também combina com o consumo de frutas, que podem ser utilizadas das mais variadas formas, in natura, sucos e para as mais diversas finalidades. As mais comuns nessa época, segundo o nutricionista esportivo Rodolfo Weber Zanin são: abacaxi, melancia, melão, pera, manga, maracujá, acerola, pêssego e uva.

Ele destaca que as frutas são fonte de vitaminas e minerais (auxiliam em todo metabolismo, inclusive no dos carboidratos e proteínas), contém fibras que ajudam na melhora da saúde intestinal (por servir de alimento para bactérias boas do nosso intestino) e por conter água que é essencial na hidratação, principalmente para esses dias de muito calor.

“As frutas podem ser incluídas no desjejum, nos lanches intermediários e após as grandes refeições [como sobremesa], mas tem que estar incluído na quantidade calórica total da dieta [consulte um nutricionista, para tal cálculo], pois o acrescento de calorias diárias pode acarretar no ganho de peso”, orienta o nutri.

Uma dúvida é recorrente na cabeça de muita gente: chás e sucos têm o mesmo benefício da água? Por quê? Rodolfo responde que chás auxiliam na hidratação (para pessoas que tem dificuldade em ingerir água) e alguns como o de hortelã e água aromatizada gera certo frescor. “Porém cuidado com chás com efeito diuréticos tipo hibisco, chá verde, que e vez de hidratar acaba desidratando”, alerta o especialista.

Ele prossegue e diz que sucos no verão também são sempre bem vindos, pois também contribuem na hidratação e na reposição de vitaminas e minerais. “Contudo, as frutas contém frutose [um tipo de açúcar] e calorias, então de preferência a sucos sem açúcar, para não aumentar ainda mais a quantidade de calorias diárias na dieta”, reforça.

 

PRATICANTES OU NÃO

DE ATIVIDADES FÍSICAS

Rodolfo que é um praticante de artes marciais, expõe que pessoas que praticam atividade física ao ar livre ou em academia devem se hidratar a cada 20 a 30 minutos de atividade, consumindo de 200 ml a 300 ml por vez. E todos (praticante ou não de atividade física) consumir de 35 ml a 50 ml de água por quilo de peso corporal a cada 1 hora. “Exemplo, uma pessoa de 70 kg deve consumir de 2.450 ml a 3.500 ml de água por dia, dividido a cada 1 hora, 350 ml a cada 1 hora. As mesmas recomendações servem para as crianças. Para facilitar dê uma garrafinha para que sempre carreguem junto com elas, assim ajuda lembrarem que precisam se hidratar”, ressalta o nutricionista.

 

Fotos: Freepik

 

 

 

Elas podem ser incluídas no desjejum, nos lanches intermediários e como sobremesa

 

Instagram

Rodolfo Zanin é nutricionista esportivo e praticante assíduo de atividades físicas

Veja também