Verão requer cuidados com a saúde das crianças

Junto com o recesso escolar, período promete muitas brincadeiras, que devem ser supervisionadas pelos pais para um lazer saudável

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 23/11/2018
Horário 09:56
Marcio Oliveira - Com três filhos em casa, Josiane tem cuidado dobrado no período das férias
Marcio Oliveira - Com três filhos em casa, Josiane tem cuidado dobrado no período das férias

As férias de verão estão chegando e prometem um período de muitos passeios e brincadeiras para a criançada. Para que tudo isso ocorra de maneira saudável e segura, pais devem estar atentos aos cuidados necessários com os pequenos, para que possam aproveitar cada segundo do lazer com tranquilidade. Especialista orienta que a supervisão dos pais em brincadeiras, alimentação e em possíveis locais de risco de acidentes deve ser primordial neste período.

O pediatra Murilo Moretti fala que a exposição ao sol deve ser controlada, pois a pele das crianças é mais sensível e pode sofrer queimaduras. “Entre o horário das 10h às 16h, o ideal é preferir brincadeiras em locais fechados ou cobertos, mesmo com o protetor solar”. Ele orienta que o produto deve ser específico para crianças, pois possui uma formulação hipoalergênica. “As mães acabam se esquecendo um pouco desse detalhe, mas se trata de uma prática primordial para a saúde dos pequenos”, afirma. O uso de roupas leves também é indicado por conta do calor. “As crianças se movimentam muito, por isso as vestes adequadas também facilitam as locomoções para brincadeiras mais gostosas”, orienta.

Murilo ainda destaca o cuidado com piscinas, rios e praias. “Deve haver sempre a supervisão de um adulto, junto com a utilização de boias”. Como as crianças acabam ficando mais em casa, o especialista também adverte para a utilização de cercas ao redor das piscinas, prevenindo o risco de afogamentos. Outro cuidado em casa, de acordo com o pediatra, deve ser efetuado na cozinha. “O ideal é sempre manter as panelas com o cabo para dentro do fogão e deixar utensílios de vidro e materiais de limpeza sempre em locais altos. Além disso, o principal é nunca deixar as crianças sozinhas neste cômodo”, alerta.

O pediatra também orienta sobre a supervisão de brincadeiras na rua, devido ao perigo com o trânsito. “Algumas crianças têm hábito de jogar futebol em ruas. É um hábito saudável, mas o risco de acidentes é muito alto, principalmente em bairros com grande fluxo de carros”, explica.

Alimentação

A nutricionista e especialista em nutrição infantil, Renata Bueno, fala que os pequenos devem aproveitar esta época do ano com uma alimentação saudável. “Nas férias, os pais devem tomar cuidado com os alimentos industrializados, que acabam sendo mais consumidos neste período”. “Muitos ingerem grandes quantidades de sorvetes, chocolates e bolos que possuem excesso de açúcar, por isso devem ser evitados e trocados por frutas e comidas leves”, conta.

A especialista orienta sobre estratégias para melhorar a hidratação dos pequenos. “Eles devem ingerir muito líquido, como água, sucos naturais, águas saborizadas, para que sintam a sensação de saciedade e estejam mais dispostos para as brincadeiras”. Ela afirma que se trata de um período muito curto que pode trazer vários malefícios para a saúde se não for bem aproveitado. “O excesso de peso rápido, aumento de colesterol, aumento de glicemia, cansaço, fadiga e indisposição são alguns dos problemas que uma má alimentação pode trazer para as crianças”, explica.

Agitação

A empresária Josiane Sato Britto, 40 anos, tem três filhos em casa, que fazem com que a rotina de férias vire pura agitação. Com idades entre 5 e 8 anos, a mãe conta que os pequenos adoram brincadeiras ao ar livre, em praças, chácaras e piscinas. “Eles gostam muito de correr e brincar, por isso acabam perdendo muito líquido devido ao suor. Então, eu sempre fico no pé para eles tomarem água e permanecerem hidratados”, conta. Josiane também fala que o uso do protetor solar é indispensável. “Eles têm a pele muito sensível, qualquer tempo no sol já ficam vermelhos, por isso, independente do local, eu passo protetor neles”, afirma.

Por conta da agitação das crianças, a empresário diz que o cuidado com elas, mesmo dentro de casa, é essencial. “Eles gostam muito de correr e aqui em casa tem muitos objetos de vidro, por isso eu sempre fico atenta a isso e converso com eles para que tomem cuidado. Além disso, sempre oriento para que não deixem brinquedos pelo chão para não haver riscos de quedas”, explica. Ela fala que por mais que a rotina se torne um pouco mais cansativa com as crianças em casa, a saúde e segurança dos filhos é gratificante. “Temos que ficar em cima a todo o momento, mas isso compensa, pois é tudo para o bem deles”, comenta.

Publicidade

Veja também