Vereador Lagoa reclamou

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 05/05/2023
Horário 03:33

O vereador Lagoa (PT) se queixou na tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária de terça-feira, da falta de atividades para os trabalhadores no dia 1° de maio em Presidente Venceslau. O vereador havia postado em suas redes sociais uma participação sua em evento do Dia dos Trabalhadores na cidade de Marabá Paulista. "Marabá teve, PV não", disse.

PM NÃO FARÁ MAIS ESCOLTAS DE PRESOS
Desde a segunda-feira passada, dia 1°, que a escolta de presos passou para a Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste). A informação foi dada ontem ao nosso Blog. A partir de agora são os agentes de muralha da polícia penal que irão escoltar os detentos nas viagens longas ou pequenos trechos pelas cidades. Com isso haverá o aumento no efetivo de homens e consequente aquisição de armas e viaturas.

MELHORIAS NOS PRÉDIOS DA POLÍCIA CIVIL
A direção da Polícia Civil na região está trabalhando na revitalização e modernização nos prédios das delegacias da microrregião de Presidente Venceslau. A Delegacia Seccional já demonstra um novo visual e agora há um estudo para melhorar também o da cadeia pública e distrito central na Avenida João Pessoa.

DISCUSSÃO SOBRE A FAIVE
Pelo que estamos vendo, a Faive deve mesmo ficar no passado. Já está sendo anunciada a realização de mais um rodeio show na cidade no mês de agosto. O evento será de quatro dias com apresentação de cantores famosos. A Faive, que era considerada uma das maiores exposições da região, tradicional e forte para todas as áreas de negócios, deve ser extinta.

FAIVE SURGIU NOS ANOS 70 
A Faive (Feira Agropecuária de Industrial de Presidente Venceslau) surgiu no final dos anos 70, por iniciativa do prefeito Manoel Rainho. Teve sequência com Inocêncio Erbella, prefeito que o sucedeu, que levou o evento para um recinto maior e com topografia plana e privilegiada. 

SUCESSO DESDE ENTÃO 
Desde que foi fundada, a Feira se tornou um sucesso regional, uma das melhores mostras de gado do interior paulista. Concorria diretamente com a de Presidente Prudente e estimulou o início da criação de gado de raça em muitos pecuaristas da região, além de ter animais que foram campeões aqui e também na maior feira de genética do país realizada em Uberaba (MG).

GRANDES LEILÕES 
Além da amostra do gado de raça, o evento se firmou como um ponto de negociação para leilões. A empresa Leilosul, que detém a maioria dos eventos do gênero na Faive, é hoje uma das maiores leiloeiras do país, com atividade diária nos principais canais de venda de gado do Brasil. 

SHOWS INESQUECÍVEIS 
Foi na Faive também, que boa parte da população de Presidente Venceslau e região teve oportunidade de ver os principais artistas da área musical do país nestes últimos 40 anos. Pelo seu palco passaram cantores, cantoras, grupos musicais e duplas sertanejas épicas. São marcas que ficarão por toda a vida. 

ENTRETENIMENTO EM GERAL 
Está também na história da abençoada Faive lembranças de crianças, jovens, adultos e famílias inteiras que viveram as alegrias dos brinquedos dos parques de diversões, curtiram os deliciosos churros, espetinhos, almoço e jantares nos restaurantes de clubes assistenciais e outros. 

É MUITA COISA 
Podemos falar muito da Faive, que realmente era algo pensado para todas as atividades da comunidade regional. No momento, tentam compará-la com o avanço da tecnologia que levou os leilões para a TV e o gado de raça para outro patamar de negociação. Falam do desinteresse da área produtiva, utilizando o argumento de que os novos tempos não são propícios para eventos como este. No entanto, nada substitui o tato, a conversa, o momento de estar junto de alguém, ou mesmo de ver um animal ao vivo. 

O QUE SE PENSA 
O grande problema dos últimos anos da feira foi o conflito político privado que existe em Presidente Venceslau. Uns querem fulano, outros, sicrano para gerenciar a festa e, assim, com a chegada da pandemia, as coisas esfriaram dando espaço ao desinteresse. A atual administração municipal entrou nessa onda e tenta fazer com que a população se esqueça da “grande Faive” a substituindo por eventos de menor porte. 

O RUIM
É que nada será igual.

Publicidade

Veja também