Vereadores ampliam concessão do abono do Fundeb aos profissionais da Seduc

Todos os servidores com vínculo efetivo ou temporário na pasta, conforme a lei federal 14.276, publicada nesta terça-feira, terão direito ao benefício

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/12/2021
Horário 13:57
Foto: AI Câmara
Sessão debateu concessão do abono do Fundeb aos profissionais da educação básica da rede municipal de ensino
Sessão debateu concessão do abono do Fundeb aos profissionais da educação básica da rede municipal de ensino

Os vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente ampliaram a concessão do abono do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para os profissionais da educação básica da rede municipal de ensino.

Os parlamentares prudentinos alteraram o PL (projeto de lei) 439/18, de autoria do prefeito Ed Thomas (PSB), que tratava sobre o assunto. Assim, todos os servidores com vínculo efetivo ou temporário na Seduc (Secretaria Municipal de Educação), conforme a lei federal 14.276, publicada nesta terça-feira, terão direito ao abono.

Tanto o PL, como a emenda, foram aprovados em sessão extraordinária na manhã desta quarta-feira.

Dessa forma, o texto do artigo 1º do projeto de lei aceito pelo plenário ficou com a seguinte redação, de autoria dos vereadores prudentinos:

"Artigo 1° - O poder Executivo municipal poderá conceder aos profissionais da educação vinculados à Secretaria da Educação, com vínculo efetivo ou temporário com contrato encerrado em 22 de dezembro de 2021, e que percebam seus vencimentos com recursos do Fundeb, em caráter excepcional, no exercício de 2021, o abono denominado Abono Lei-Fundeb, nos termos das leis federais n° 14.113, de 25 de dezembro de 2020, e 14.276, de 27 de dezembro de 2021, no que couber".

Com a mudança no PL, os parlamentares prudentinos ampliaram a concessão do abono conforme a lei federal que, em seu artigo 26, parágrafo 1º, inciso 2, aponta que o direito é devido para “profissionais da educação básica: docentes, profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico, e profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional, em efetivo exercício nas redes de ensino de educação básica”.

Outra mudança da legislação federal, agora prevista no dispositivo municipal, foi a inclusão do artigo 26-A, que também permite a remuneração aos “profissionais da educação referidos no inciso 2 do § 1º do artigo 26 desta lei, os portadores de diploma de curso superior na área de psicologia ou de serviço social, desde que integrantes de equipes multiprofissionais que atendam aos educandos”.

Conquista dos servidores

O Sintrapp (Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente e Região) destaca que, depois de muitas idas ao Paço Municipal, os servidores conquistaram o rateio das sobras do Fundeb. "Esta conquista representa um grande passo para as servidoras e servidores da Educação, que conseguiram impedir que os recursos remanescentes do Fundeb 2021 fossem perdidos", expõe o sindicato.

A presidente do Sintrapp, Luciana Telles, ainda enfatiza que, além de evitar que os valores fossem devolvidos “a categoria também conseguiu conquistar o cumprimento de uma lei recém-sancionada, que estende o pagamento do rateio para todas e todos os servidores da Educação”.

A mobilização durou cerca de um mês e envolveu, inicialmente, servidores do quadro do magistério, haja vista que, pela legislação anterior – que foi modificada pela lei 14.276/2021 –, apenas esta parcela dos servidores fazia jus ao pagamento da subvinculação, conhecida como rateio.

Recesso parlamentar

A Câmara está em recesso parlamentar, ou seja, o período em que não são realizadas sessões ordinárias. Por isso, é necessária a convocação extraordinária para deliberação de projetos de leis com necessária urgência e interesse público. Por outro lado, o atendimento ao público e outras atividades parlamentares, como visitas, reuniões e fiscalizações, continuam normalmente.

A sessão ocorreu com o acesso liberado ao público, mas as medidas de prevenção de contágio da Covid-19 foram mantidas, como uso obrigatório de máscaras e de álcool em gel e limite de ocupação máximo das galerias.

Os trabalhos foram transmitidos ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube (youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente). Todas as transmissões ficam disponíveis após seu encerramento.

Publicidade

Veja também