Vereadores encontram unidades de saúde com "funcionamento adequado”

“Encontramos os médicos de plantão e todos os servidores trabalhando em pleno vapor, pois em razão da dengue, a unidade estava bastante movimentada. A maioria das pessoas elogiou o atendimento prestado pela unidade".

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 30/04/2015
Horário 08:40
 

As vistorias realizadas pela Comissão de Vereadores de Presidente Prudente, formada para acompanhar o inquérito civil instaurado pelo MPE (Ministério Público Estadual) que investiga as unidades de saúde do município, com o intuito de apurar supostas irregularidades sobre o ponto biométrico, foram finalizadas ontem nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e PAs (Pronto Atendimentos) da cidade. Na ocasião, os três membros da comissão estiveram anteontem no PA do Ana Jacinta. Já na manhã de ontem, vistoriaram a ESF da Vila Nova Prudente, e no início da tarde estiveram no Sesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), sendo o primeiro órgão vinculado à Sisau (Secretaria Municipal de Saúde) a ser vistoriado pelos vereadores. Ao todo, serão dez.

O membro da comissão, Valmir da Silva Pinto (PTB), ressalta que os atendimentos estavam sendo realizados normalmente na unidade quando chegaram, às 19h30. Ele ressalta que a estrutura para atendimento à população é adequada, mencionando que se assemelha a um hospital de porte pequeno. Além disso, os vereadores constataram a presença de policial fiscalizando a segurança do local, bem como a ambulância de prontidão em caso de precisão de transporte de emergência, cujo motorista é um bombeiro – ambos os profissionais são frutos do convênio entre a prefeitura e a Polícia Militar, a Atividade Delegada. "Encontramos os médicos de plantão e todos os servidores trabalhando em pleno vapor, pois em razão da dengue, a unidade estava bastante movimentada. A maioria das pessoas elogiou o atendimento prestado pela unidade".

Já na ESF da Vila Nova Prudente, o membro da Comissão de Vereadores elogiou a estrutura do espaço "por ser própria e adequada ao atendimento à população" – diferente de como ocorre no Jardim Guanabara, como menciona o vereador. Ele destaca uma peculiaridade que chamou a atenção em relação à médica, tendo em vista que é uma cubana que integra a parceria com o governo federal do Programa Mais Médicos. "O número de pessoas atendidas nessa unidade é menor que em outras, pois são bairros mais distantes e com densidade demográfica menor. A extensão territorial é grande, mas o número de pessoas é menor. Em suma, nessa unidade notamos estrutura diferenciada e adequada".

 

Sesmt


O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho é destinado ao atendimento do servidor público municipal em casos de perícias médicas, exames adimensionais e demais suportes aos trabalhadores. Diariamente, cerca de 30 pessoas são atendidas pelo órgão, que é composto por três médicos, uma enfermeira e duas auxiliares de enfermagem – além de um engenheiro especializado em segurança do trabalho e o técnico de segurança. O relator Adilson Regis Silgueiro (PMDB) observa que embora o tratamento seja específico e direcionado ao servidor público, existe a necessidade de aderir a uma melhora estrutura para fortalecer o atendimento. "As salas não possuem tamanho adequado e não cabe nem uma maca para atender os servidores. Precisa de mais atenção para que o paciente possa ser bem atendido. O relatório está praticamente pronto e em breve estaremos divulgando o laudo com as nossas vistorias".

Nesta unidade não existe ponto biométrico, sendo o motivo principal das averiguações da Comissão Especial. Em nota e sem mais detalhes, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) alega que "os apontamentos fogem do objetivo da comissão, que é observar o ponto biométrico".
Publicidade

Veja também