Vereadores jovens são diplomados em solenidade na Câmara de Prudente

Eleitos e suplentes foram escolhidos após participarem de concurso cultural promovido pela Escola do Legislativo; ato ocorreu na noite dessa segunda-feira

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/08/2023
Horário 16:14
Foto: AI Câmara
Estudantes eleitos farão parte da 1ª Legislatura Jovem da casa de leis prudentina
Estudantes eleitos farão parte da 1ª Legislatura Jovem da casa de leis prudentina

Com o Plenário “Doutor Francisco Lopes Gonçalves Correia”, da Câmara Municipal de Presidente Prudente, lotado de familiares, amigos e profissionais da educação, a Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” e a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude diplomaram os vereadores jovens eleitos e suplentes da 1ª Legislatura Jovem da casa de leis prudentina.

A solenidade foi realizada durante a sessão ordinária desta segunda-feira e fez parte das ações do centenário de instalação do parlamento prudentino, que ocorreu em 27 de agosto de 1923.

“Nossos queridos jovens que passaram por uma formação muito rica aqui na Câmara Municipal, fizeram uma redação que foi muito elogiada pela banca examinadora e hoje estão aqui para serem diplomados. Aos pais, mães e demais familiares que aqui estão, é uma grande honra tê-los aqui”, destacou o presidente da Câmara, vereador Tiago Santos de Oliveira (PTB).

O parlamentar ainda acrescentou que a instalação da Escola do Legislativo foi a primeira ação da mesa diretora, em janeiro deste ano, “que visa trazer o povo pra dentro da casa do povo”. “Ver essa casa lotada hoje [segunda] é uma vitória para todos nós, vereadores, porque a ideia era justamente essa, aproximar a população da Câmara Municipal”, enalteceu o parlamentar.

“Queria agradecer os pais que confiaram seus filhos à Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo e da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, para que nós pudéssemos compor o primeiro parlamento jovem da história da casa de leis de Presidente Prudente, no ano do seu centenário. Talvez eles não se tornem vereadores no futuro, mas sairão daqui um pouco mais cidadãos. Essa era nossa ideia principal”, pontuou o chefe do Legislativo, Tiago Oliveira.

Já o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude, vereador Wellington de Souza Neves, Wellington Bozo (MDB), também enalteceu a participação dos vereadores jovens. “A gente viu o empenho desses jovens aqui nas palestras e a dedicação deles em querer aprender, isso que é o mais importante”, afirmou.

Por fim, o diretor presidente da Escola do Legislativo, vereador William César Leite (MDB), também parabenizou os participantes do programa. “Gostaria de dizer aos vereadores jovens e também aos suplentes que vocês estão assumindo responsabilidades e desafios maiores na vida de vocês e que eu gostaria que vocês reservassem um tempo para se dedicar e pensar sobre as questões do parlamento jovem”, disse. “Gostaria de parabenizar os pais e mães, porque é uma responsabilidade que os senhores também têm de acompanhar, valorizar e dar força”, acrescentou.

Os adolescentes participaram do Parlamento Jovem - Programa Multiplicadores de Cidadania, realizado durante o mês de junho, e foram escolhidos mediante um concurso cultural, em que escreveram uma redação sobre o conteúdo abordado nas três semanas iniciais. Cada jovem recebeu uma folha pautada sem o nome, apenas com um código, portanto, o avaliador não teve a referência de quem escreveu.

Na próxima semana, os vereadores jovens devem receber uma formação sobre os trabalhos do Legislativo, as ferramentas de fiscalização e administração da casa. Na seguinte, haverá a sessão ordinária de instalação da legislatura e eleição da mesa diretora. Durante as três sessões ordinárias posteriores – setembro, outubro e novembro –, os vereadores jovens devem discutir problemas levantados por eles, bem como a elaboração do regimento interno do Parlamento Jovem.

Confira os 13 vereadores jovens eleitos para a 1ª Legislatura Jovem do parlamento prudentino, conforme ordem de nota pela redação, além da escola que estudam.

  • Mateus Giuseppe Petrin Caetano Lima (Colégio Criarte)
  • Amarilys Conde Bueno (Colégio Adventista)
  • Ana Laura Campos Galindo (Colégio Adventista)
  • Luma Maziero (EE Monsenhor Sarrion)
  • Victor Guilherme Oliveira dos Santos (EE Anna Antônio / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Beatriz Moreira de Souza Santos (EE Professora Fátima Aparecida Costa Falcon)
  • Bruna Brito de Oliveira (Colégio Multiplus)
  • Lígia Silva Santos (EE Teófilo Gonzaga da Santa Cruz)
  • Matheus Campos Maciel (Colégio Adventista)
  • Willian Napoli da Silva (EE Professora Mirella Pesce Desidere / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Guilherme Soares Amaral (Etec Professor Adolpho Arruda Mello / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Bruno Gabriel de Oliveira Dias (EE Professora Mirella Pesce Desidere / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Kauan Domingues Spinosa Alves (Escola Sesi Antônio Scalon, Vila Real / Casa do Aprendiz Cidadão)

Além dos eleitos, o diploma foi entregue ainda para os suplentes de vereadores jovens, que, na ausência de um ou mais titulares, poderão assumir a cadeira. Confira a ordem dos suplentes, conforme critério de classificação.

  • Estevan Guilherme Giusti Rodrigues (EE Fernando Costa)
  • Maria Beatriz Paes Lopes (Escola Sesi Darcy Zacharias, Vila Parque Furquim)
  • Brenda Brito de Oliveira (Colégio Multiplus)
  • Maria Julia Maschio Hernandes (EE Oracy Matricardi)
  • Luis Felipe Oliveira Silva (EE Doutor José Foz / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Sayuri Fukui Miyazaki Brito (EE Professora Fátima Aparecida Costa Falcon)
  • Matheus Alves Brito (EE Fernando Costa / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Miguel Assencio Brum (EE Professora Fátima Aparecida Costa Falcon)
  • Eduarda Giusti Rodrigues (Etec Professor Adolpho Arruda Mello)
Publicidade

Veja também