Uma história inspiradora está mobilizando as redes sociais: Raquel Liberato, uma jovem estudante da rede pública de Flora Rica, conquistou uma vaga no concorrido curso de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). A aprovação veio através do Provão Paulista, onde Raquel alcançou a terceira colocação em Ribeirão Preto e Pinheiros. Agora, ela busca apoio para dar continuidade a esse sonho. Raquel enfrenta desafios financeiros para se estabelecer em Ribeirão Preto e iniciar os estudos. Para cobrir os custos com transporte, materiais didáticos, alimentação e outras despesas essenciais, ela decidiu criar uma vaquinha online. “Criei essa vaquinha pois necessito de auxílio para cobrir os gastos. O dinheiro arrecadado será crucial para poder me manter em Ribeirão Preto”, explica a estudante em sua campanha.
Foto: Divulgação
A jovem Raquel Liberato
COMO COLABORAR
Os familiares de Raquel não têm condições financeiras para custear seus estudos. É um curso almejado por muitos, mas poucos são os selecionados. A cidade é pequena, e ela optou por uma vaquinha online e espera que muitos possam aderir a essa campanha. Qualquer valor doado fará a diferença na vida de Raquel. Para contribuir, basta acessar a campanha online e realizar a doação. Além disso, compartilhar sua história também é uma forma de ajudar. Link da Vaquinha: https://www.vakinha.com.br/5321110.
CARNAVAL
Para quem vai curtir a folia em Adamantina, a Secretaria de Cultura e Turismo divulgou a programação de carnaval em 2025. Além de contar com apresentação das canções clássicas da festa, haverá também shows no Parque dos Pioneiros. A programação tem início no dia 28 de fevereiro, uma sexta-feira, com o “Trenzinho da Folia” percorrendo o Centro da cidade, das 16h30 às 18h, trazendo o clima especial da festa tradicional no país.
CONTINUAÇÃO
No sábado, dia 1º, novamente as tradicionais marchinhas serão a trilha sonora do Centro da cidade, das 10h30 às 12h, além de animar os bares de Adamantina, das 20h às 23h. Já no dia 2, no domingo de carnaval haverá shows no Parque dos Pioneiros com Los Kandangos, das 18h às 20h, e a banda Vamo Envolver, das 20h às 22h. Na segunda-feira, dia 3, novamente o “Trenzinho da Folia” vai percorrer os bares e restaurantes de Adamantina. E fechando a programação, na terça-feira, dia 4, ocorrem também shows com Los Kandangos, das 18h às 20h, e a banda Vamo Envolver, das 20h às 22h, no Parque dos Pioneiros.
AUTISTAS
No último dia 31 de janeiro, foi apresentado o Projeto TEAjudo - Organização Autística de Junqueirópolis. A assembleia foi realizada na Divisão Municipal de Educação de Junqueirópolis. O Projeto TEAjudo traz no seu esboço a proposta de implementar em Junqueirópolis atendimento e tratamento com uma equipe multidisciplinar como: psicomotricista, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, assistente social e advogada, sendo os especialistas para crianças do município que já possuem laudo. Inicialmente, o projeto tem como objetivo atender 25 pessoas semanalmente, de 2 a 65 anos ou mais. O horário de funcionamento seguirá os das repartições públicas.
ASSOCIAÇÃO RURAL
O vereador Aguinaldo Galvão visitou a sede do jornal Folha Regional sobre uma iniciativa que está começando a tomar forma: a criação de uma associação rural em Adamantina. A proposta visa reunir produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, além de pecuaristas e famílias que desenvolvem a agricultura familiar. Segundo Aguinaldo, o objetivo é fortalecer a representatividade do setor agropecuário no município e oferecer maior suporte aos trabalhadores do campo. “Estamos amadurecendo essa ideia, e parece ser um bom caminho. Assim, teremos uma representatividade maior para este setor, que cresce a cada dia e precisa de mais apoio,” destacou o vereador.
TREVO
Está surgindo em Irapuru um movimento para se cobrar dos eleitos e empossados um trabalho no sentido de fazer com que seja reivindicado um projeto para que o trevo do município na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) seja construído com arborizações e outras ações. Em toda a Alta Paulista, de Marília a Panorama, Irapuru é o único que não possui obra no trevo e, lembram apoiadores, é o acesso a Presidente Prudente e norte do Paraná. A palavra está com o prefeito Ademar Calegão, popular Mazinho, que deverá iniciar alguns trabalhos reivindicatórios para se concretizar o projeto.
FILOSOFANDO EM TROVAS
Rezamos, pedindo a Deus,
Uma graça receber.
E quando ela nos chega,
Quanto vão Lhe agradecer?
José Costa