Vestibulares no meio do ano

OPINIÃO - José Eduardo Creste

Data 29/04/2021
Horário 05:00

Para quem sonha em ingressar no ensino superior, este período entre abril e junho pode ser decisivo na trajetória acadêmica. É que muitas instituições abrem seus processos seletivos para ingresso das turmas no segundo semestre de 2021. Mas, afinal, agora é o momento de pensar numa graduação? 
Para responder essa pergunta, é bom lembrar que a qualificação profissional é sempre um requisito importante no mercado de trabalho, principalmente quando falamos de melhores oportunidades de emprego e maior remuneração. Especialmente neste período que estamos vivendo, algumas áreas, como a da saúde, entre outras, tiveram a demanda até ampliada. 
Uma recente pesquisa divulgada pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) mostra que cresceu o interesse por cursos na área da saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Seis dos 15 cursos mais escolhidos são Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição.
Além da saúde, outras carreiras estão em alta em 2021, conforme publicação da VC/AS, como todas da área de tecnologia, recursos humanos e talentos, contabilidade, digital, finanças, agronegócio, logística, jurídico, comercial, marketing e operações.
Assim, retomando à pergunta, é, sim, momento de pensar em uma graduação. Aliás, além dos pontos positivos no que diz respeito ao futuro profissional, muitas instituições particulares, para estimular a continuidade dos estudos neste momento de pandemia, estão oferecendo benefícios importantes aos novos alunos, como bolsas de estudo durante toda a graduação. 
E além dessas vantagens, as formas de ingresso no ensino superior também são atrativas. Por exemplo, além da tradicional prova, o candidato ainda pode optar pelo ingresso com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), seja do último exame ou de anos anteriores. Com a possibilidade ainda de garantir bolsas de estudo com maior porcentagem caso tenha conquistado uma boa nota no Enem.
Para finalizar, se você está na dúvida de ingressar ou não no ensino superior no meio do ano ou conhece alguém nesta situação, pense nas oportunidades que a qualificação profissional irá proporcionar no futuro e analise os benefícios concedidos neste momento como incentivo para quem almeja o tão sonhado diploma! 


 

Publicidade

Veja também