Veterinário alerta: "Moscas podem causar perdas de até 40 kg do peso vivo dos bovinos"

Cristiano Machado

COLUNA - Cristiano Machado

Data 01/02/2024
Horário 07:08
Foto: Texto/Divulgação 
Além de desconforto, moscas transmitem doenças e causam irritação na pele
Além de desconforto, moscas transmitem doenças e causam irritação na pele

A época das chuvas proporciona as melhores condições para a pecuária, mas também é o momento perfeito para a multiplicação dos ectoparasitas que assolam os rebanhos. "Os principais problemas que acometem a pecuária, seja de leite ou corte, são oriundos da ação de mosca-dos-chifres, bernes, bicheiras e, especialmente, carrapatos, pois se proliferam com mais facilidade em ambientes expostos a temperaturas elevada e de alta umidade", afirma o médico-veterinário, Thales Vechiato, gerente de produtos para animais de produção da Pearson Saúde Animal.
Estes parasitas, apesar de características biológicas distintas, compartilham a dependência de condições ambientais específicas. No auge do calor e da umidade, eles encontram terreno fértil para se multiplicar. Além de causar desconforto, esses inimigos transmitem doenças e causam irritação na pele, comprometendo a produção de carne e leite. Segundo dados da Embrapa de Gado de Corte, vacas que enfrentam 120 moscas ao mesmo tempo podem ter diminuição de até 5% na fertilidade. (Por Graziele Oliveira, da Texto Comunicação Corporativa)
Saiba mais: www.norteagropecuario.com.br

Extrato de folitropina acelera o melhoramento genético de bovinos e a produção de alimentos

A demanda por alimentos de origem animal cresce globalmente de forma exponencial e contínua. Segundo a FAO, a oferta deve dobrar até 2050, quando o mundo terá quase 10 bilhões de habitantes. A tecnologia será responsável por cerca de 70% do aumento da produção. “Nesse cenário, a pressão para o aumento da produção de alimentos ficará cada vez mais forte e mais dependente das novas soluções. Afinal, o objetivo central é proporcionar segurança alimentar para todos”, explica o médico-veterinário, Guilherme Moura, gerente técnico de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.
O método eficaz de reprodução torna-se essencial para a contínua elevação da produção de carne e leite. Porém, de forma natural, uma vaca pode gerar apenas um bezerro ao ano. Além disso, a fêmea pode falhar (por diferentes motivos) e não gerar nenhum bezerro, comprometendo não apenas a oferta de alimentos, mas o próprio resultado econômico dos projetos pecuários.  A superovulação induzida nas doadoras possibilita a coleta de grande número de óvulos para realização de FIV (Fertilização In Vitro) e de embriões formados na TE (Transferência de Embriões In Vivo). (Por Irvin Dias, da Texto Comunicação Corporativa)
Saiba mais: www.norteagropecuario.com.br

Texto/Divulgação 

Biotecnologia para induzir superovulação de vacas e terneiras aptas à reprodução contribui para aumento da safra de bezerros

Nas ondas do rádio

Ao ressaltar as vantagens do programa de regularização fundiária no Pontal do Paranapanema, que já foi o foco do conflito de terras do país, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, destacou: “Isso traz investimentos, a repercussão é imediata. Primeiro você dá o título, a segurança jurídica, acaba com conflitos agrários e invasões de terra. Em seguida, você traz o investimento. O oeste paulista tem muito potencial, e vamos explorar todo esse potencial”. O tema foi um dos destaques do programa de rádio Agro & Negócios de domingo, dia 28, às 7h, na 101,1 FM. Confira: https://www.norteagropecuario.com.br/blog/.

Publicidade

Veja também