Viagens de trem no exterior são tendências para 2020

Melhorias na malha têm deixado os roteiros ainda mais atraentes; confira opções de pacotes

TURISMO - DA REDAÇÃO

Data 16/02/2020
Horário 06:08
A “Volta ao Mundo de Trem” cruzará três continentes, numa viagem de 16 mil quilômetros
A “Volta ao Mundo de Trem” cruzará três continentes, numa viagem de 16 mil quilômetros

Há quem ame aeroporto e há quem não suba em avião. Há quem adore uma estrada e quem não goste de perder tempo nelas. Existem diferentes formas de viajar e, entre elas, o trem. Cada vez mais, apreciar vistas panorâmicas em vagões modernos e com serviços de bordo de qualidade tem se tornado popular entre os turistas. Por isso, viajar de trem é uma das maiores tendências do setor de turismo para este ano.

Seja para destinos com estrutura ferroviária já consolidada, como a Suíça, ou outras menos populares e que têm se reinventado, a operadora Trains & Tours Lufthansa City Center desenvolveu pacotes de viagens de trens pelo mundo, e oferece pacotes personalizados a todos os tipos de público.

O aumento da popularidade dos trilhos tem movimentado o mercado. Empresas na França e na Alemanha, por exemplo, trabalham para aumentar a capacidade de operação e reduzir os valores dos bilhetes. Especialistas da indústria apontam, inclusive, que viajar de trem em alguns locais será mais barato do que companhias aéreas low cost em 2021. A procura por este charmoso meio de transporte tem crescido também entre as viagens com roteiros elaborados que utilizam o trem como transporte e até mesmo como hospedagem. Percorrer as cidades da Europa, como Budapeste, Viena e Praga, por exemplo, fazendo paradas estratégicas e contando com guia especializado, passeios incluídos e hospedagem de quatro ou cinco estrelas são facilidades oferecidas.

 Na Suíça, os trens são o mais eficiente meio de transporte. A experiência pelas rotas panorâmicas do país, como a Glacier Express e o Chocolate Train, entram com toda a certeza para a lista de viagens inesquecíveis.

Junto da eficácia e rapidez, outra vantagem de embarcar nos vagões é a grande oportunidade de conhecer detalhes dos países e explorar áreas maiores. Em roteiro de 9 dias, por exemplo, os turistas combinam paradas nas agitadas Amsterdã, Bruxelas e Paris, com tempo para apreciar o encanto quase mágico das pequenas vilas e campos que acompanham os trilhos na Holanda, Bélgica e França, respectivamente.

Há ainda opções de pacotes para descobrir o norte da Espanha a bordo do Expreso de La Robla, transporte de época do lado de fora, mas moderno e luxuoso do lado de dentro. O trem, que vai de León a Bilbao em três dias, tem pub, bar, serviço de cabine e refeições com o melhor da culinária espanhola.

Com estações bem localizadas, os trens são opções práticas de locomoção também em Portugal e a rota entre Lisboa e Porto é a mais popular. Já na Itália, seja em trens de alta velocidade ou regionais, os trechos mais buscados levam turistas de norte a sul pelas encantadoras Milão, Florença, Roma, Nápoles e Veneza.

No Canadá, a modalidade é perfeita para não perder nenhum detalhe da paisagem exuberante dos lagos e das montanhas cobertas de neve. Pacotes da empresa incluem trajetos entre Toronto, Ottawa e Quebec. Ou ainda um roteiro de 9 dias em caminho de tirar o fôlego entre Edmonton, Vancouver e Whistler.

E, aos viajantes profissionais, nada melhor do que dar a volta ao mundo sobre trilhos. A Trains & Tours Lufthansa City Center se prepara para mais uma vez percorrer aproximadamente 16 mil quilômetros e cruzar três continentes. Ao todo, a “Volta ao Mundo de Trem” passará por 14 cidades e terá guia acompanhante brasileiro durante todo o trajeto. A aventura dura 24 dias, parte em 15 de agosto de Toronto, no Canadá, e termina em 6 de setembro, em Moscou, na Rússia. Entre as famosas ferrovias, passa pela Transiberiana, malha que registrou aumento de 23% em turismo em 2018.

Mais informações sobre esses pacotes podem ser obtidas nas agências de viagens relacionadas nesta edição.

Na Itália, seja em trens de alta velocidade ou regionais, os trechos mais buscados levam turistas pelas encantadoras Milão, Florença, Roma, Nápoles e Veneza

 

 

 

Publicidade

Veja também