Vicentini Gomez está no ar em 2 reprises do SBT

Ator prudentino fala de seus especiais personagens Domingos e Giuseppe em “Pícara Sonhadora” e “Cúmplices de um Resgate”, respectivamente, e do carinho do público

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/03/2023
Horário 08:30
Foto: Cedida
“Pícara Sonhadora” foi exibida pela primeira vez em agosto de 2021 e fez grande sucesso
“Pícara Sonhadora” foi exibida pela primeira vez em agosto de 2021 e fez grande sucesso

O ator prudentino, Vicentini Gomez, está no ar simultaneamente em duas reprises de novelas: “Pícara Sonhadora”, às 13h30, no SBT e na Netflix, onde está sempre entre os top10 na audiência; e “Cúmplices de um Resgate”, às 21h30, também na emissora de Silvio Santos. “Não consigo assistir novamente, mas vez ou outra dou uma zapeada para ver os personagens e rever a importância deles em minha carreira. Recebo todos os dias centenas de mensagens pelas redes sociais comentando as cenas, sobretudo, as engraçadas. Isso é muito bom”, expõe o ator, que fala com prazer sobre o assunto. 
Segundo ele, “Pícara Sonhadora” foi exibida pela primeira vez em agosto de 2021 e fez grande sucesso, sempre próximo dos 20 pontos de audiência. Foi reexibida diversas vezes no Brasil e em outros países. “Cúmplices de um Resgate” foi exibida pela primeira vez em 2015 e é um fenômeno de audiência. Foi reprisada diversas vezes. 
Vicentini, que traz em seu currículo “Ns” personagens sempre destaca que estes são dois muito marcantes. O Domingos de “Pícara Sonhadora” é o mordomo da família dos protagonistas. “Sabe de todos os segredos da casa e é confidente da matriarca Marcelina, brilhantemente representada pela saudosa atriz Maria Estela. Aprendi muito com ela”, diz ele. 
O Giuseppe é o representante do núcleo cômico de “Cúmplices de um esgate”. “Um núcleo de atores e atrizes maravilhosos, generosos, gentis. A parceria com Barbara Bruno foi fantástica. Ali também estavam Mira Haar, Giovani Venturini, Fhelipe Gomes, Murilo Meola, Juliana Barone, Maximiliana Reis, Edson Montenegro e tantos outros talentos exemplares”, recorda o ator.

Durante as gravações 

Conforme Vicentini, algumas lembranças do tempo de gravações de ambas as produções ficaram marcadas. Em “Pícara Sonhadora” ele cita dois fatos que marcaram bastante. Segundo ele, a novela estreou na mesma semana das “Filhas da Mãe” na TV Globo, e um dia ele foi chamado pela famosa Teresinha até a sala de Silvio Santos que lhe perguntou como que estava nas duas novelas simultaneamente. Então, Vicentini precisou explicar ao patrão que antes de assinar com o SBT ele tinha contrato com a TV Globo e como eles não decidiam se renovaria, havia aceitado o convite do SBT. 
“Comuniquei à TV Globo e me escalaram em diversos produtos no último mês de contrato. Coincidiu estar nos primeiros capítulos da ‘Filhas da Mãe’. Ele tranquilizou, me abraçou e me devolveu ao estúdio para continuar as gravações”, lembra o ator.

“NÃO CONSIGO ASSISTIR NOVAMENTE, MAS VEZ OU OUTRA DOU UMA ZAPEADA PARA VER OS PERSONAGENS E REVER A IMPORTÂNCIA DELES EM MINHA CARREIRA. RECEBO TODOS OS DIAS CENTENAS DE MENSAGENS PELAS REDES SOCIAIS COMENTANDO AS CENAS, SOBRETUDO, AS ENGRAÇADAS. ISSO É MUITO BOM”
Vicentini Gomez

Em “Cúmplices de um Resgate” tem uma curiosidade. É uma novela longa, que foi reprisada diversas vezes e Vicentini é parado nas ruas, restaurantes e praças por pessoas de diversas idades para falar do Giuseppe. E ele está sempre disponível para conversar e pharlar um pouquinho. 
“Meu filho às vezes comenta: ‘Pai, você tem muita paciência’. E eu respondo. ‘Estou colhendo o que plantei’. Este carinho pelas personagens é consequência do trabalho executado. Evidente que tem um arsenal de pessoas envolvidas, desde quem escreveu a novela, a equipe de direção, produção, técnicos, tudo isso conta no sucesso de um produto”. 

Cenas inesquecíveis

Vicentini narra que Domingos de “Pícara Sonhadora” é um personagem observador, da paz, sereno. E um dia, ele, Vicentini, recebeu no roteiro uma cena em que iria procurar outro personagem para comunicar a morte de uma funcionária da mansão. E tinha uma cena de briga. “Não acreditei, mas tive que fazer. A cena foi dirigida por Jacques Lagoa e ficou muito boa. Ele transformou o Domingos em um ninja e bom de briga. Meu filho era pequeno nessa época. Quando cheguei em casa e fui assistir o capítulo ele sempre grudava junto. Quando ele viu a cena ficou enlouquecido. Queria que ensinasse ele a lutar, etc”, destaca o ator, acentuando que trabalhar sob a direção de Henrique Martins foi um aprendizado excepcional.
Já sobre Giuseppe, as cenas do “rolo de macarrão” da Fiorina são sempre motivo de brincadeira em todos os lugares e o salário do Nico que o Giuseppe, mão de vaca, não aumenta nunca. “Mas são inúmeras as cenas marcantes, emocionantes e cômicas, difícil de elencar uma ou outra”, acentua Vicentini.

Ator dedicado

Vicentini não vive seus personagens de qualquer jeito. E como ele disse, esses dois personagens “são” marcantes e importantes na trama, que lhe possibilitaram alcançar outros patamares na carreira em suas épocas.
O Domingos era um mordomo e ele tomou o cuidado de fazer um curso sobre o assunto. “Desde essa época eu já era curioso na culinária. Esse personagem me oportunizou conhecer e manipular os talheres, facas, garfos e objetos com mais propriedade e aprender a servir”, coloca.
O Giuseppe, quando da primeira reunião de elenco com os autores, Iris Abravanel disse a ele que era em homenagem ao seu Nono. E lá foi ele se preparar com esmero. “Tinha na lembrança um tio muito engraçado, o Virgílio, um italiano que tinha medo do escuro. Todo dia quando a luz do sol começava a desaparecer ele corria para a cama e de lá só saia na manhã seguinte. Estar à noite acordado era tortura pra ele”, conta Vicentini. 

Cedida

Giuseppe, mão de vaca, não aumenta nunca o salário do Nico 

Publicidade

Veja também