Vicinal entre cidades é alvo de reclamações

REGIÃO - Estevão Salomão

Data 29/01/2016
Horário 06:18
 

"Vinte e oito quilômetros de uma via precária". Este é o depoimento daqueles que trafegam pela vicinal intermunicipal Aimoré ao Campinal - estrada que corta os municípios de Presidente Venceslau (9,9 km); Caiuá (15,5 km); e Presidente Epitácio (3,5 km).

O problema, inclusive, foi motivo de uma reivindicação articulada pelos três prefeitos das respectivas cidades durante a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), em Venceslau, em maio de 2014. Na oportunidade, apesar de autorizada por Alckmin, a verba para as obras de recapeamento – orçada na época pelo atual prefeito de Venceslau, Jorge Duran Gonzalez (PDT), em R$ 5 milhões -, não foi repassada aos municípios, e "os problemas continuam os mesmos".

Jornal O Imparcial Condutores reclamam das condições da pista da vicinal que liga 3 cidades regionais

De acordo com os reclamantes, a grande quantidade de buracos, juntamente com o mato alto e a falta de sinalização, sobretudo nos pontos mais acentuados da vicinal, é uma situação "que põe em risco diariamente a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas", considerando que esta localidade serve de acesso entre municípios, bem como para o escoamento agrícola, e também aos moradores de cidades de região, que optam pelo caminho – iniciado em Venceslau -, para chegar ao Parque O Figueiral, em Epitácio.

Fator que, conforme o estudante e morador de Venceslau, Bruno Walace, intensifica ainda mais o movimento de veículos, animais e pedestres. "Diversos acidentes ocorrem aqui. Alguns fatais", lembra. Para o caldeirista Wesley Cavalcante da Silva, 19 anos, o aspecto do local "assusta" até mesmo aqueles que frequentam o local constantemente. "Passo todo fim de semana pela via, e esses dias bati a moto e tomei prejuízo", aponta.

Já o eletricista Fabrício Ferreira dos Santos, 27 anos, ressalta a presença de mato e a falta de sinalização em todo prolongamento asfáltico. "Quem não conhece é capaz de perder o controle", observa.

 

Posicionamento

Em contato com a Casa Civil, o órgão direcionou a responsabilidade para o DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Este, por sua vez, por meio de nota, esclarece que estradas vicinais são vias sob administração municipal. "Desta forma, a responsabilidade pela manutenção e melhorias destas vias é da gestão municipal". Entretanto, aponta que o governo do Estado realiza convênios com as prefeituras para apoio na realização de obras em estradas vicinais. "No caso da vicinal que liga os municípios de Presidente Venceslau, Caiuá e Presidente Epitácio, o DER aguarda disponibilidade orçamentária para a programação da obra", aponta.

A reportagem ainda entrou em contato com as respectivas prefeituras, a fim de questionar sobre o atual trabalho realizado em seu perímetro de responsabilidade. A Assessoria de Imprensa de Venceslau informou, por meio de nota, que, enquanto aguarda a liberação da verba pela Casa Civil, realiza na PSV 060 - que engloba os 9,9 km citados - os trabalhos de tapa-buracos, por meio da Secretaria Municipal de Obras.

Quem também adotou medidas paliativas foi a Prefeitura de Presidente Epitácio. De acordo com o secretário municipal de Obras, Habitação e Infraestrutura, Isael da Cruz Castro, a qualidade do trecho que faz parte de sua responsabilidade "permanece em constante avaliação e realização de reparos". A pasta também aguarda a liberação de recursos por parte do Estado para o recapeamento do trecho.

Já o Executivo de Caiuá não atendeu as ligações realizadas pela reportagem durante toda a manhã de ontem, a fim de expor quais medidas coloca em prática para minimizar os problemas enfrentados pelos usuários da via.
Publicidade

Veja também