Vida longa, mas com qualidade

EDITORIAL -

Data 09/04/2023
Horário 05:20

Na edição deste sábado, O Imparcial compartilhou com os leitores uma notícia muito positiva: no Estado de São Paulo, a Região Administrativa de Presidente Prudente detém, junto à de São José do Rio Preto, a maior proporção de idosas, com 22% da população feminina com 60 anos ou mais, revela estudo divulgado neste mês pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

Os dados também apontam que, segundo o índice de envelhecimento da população feminina projetada para 2023, há 137 mulheres com 60 anos ou mais por 100 crianças e jovens, colocando a região de Prudente atrás apenas da de São José do Rio Preto, que soma 143. Conforme especialistas, tal cenário se deve às políticas de atendimento à saúde. E, de fato, não podemos negar. Por mais que o anseio da população sempre seja de melhora, Prudente e região contam com uma invejável saúde pública, ao se comparar com outras regiões do Estado e do país.

Felizmente, as mulheres, desde jovens, se preocupam com a saúde. Procuram pelo bem-estar, prezam, muitos mais do que os homens, por ações preventivas, buscando a saúde integrativa, de forma a fortalecer não só o corpo físico, mas o mental, o intelectual e o espiritual. Buscam por uma alimentação mais saudável, e sempre procuram colocar o corpo em movimento. Tudo isso culmina em mais anos de vida.

Hoje, mais do que nunca, as informações estão muito acessíveis. Claro que buscar por fontes confiáveis é a chave do sucesso. Sabemos, com plena convicção, que o estilo de vida é o que vai propiciar uma velhice com qualidade, bem-estar, alegria e, por que não, jovialidade. Afinal, não são os anos que determinam nosso estado de espírito. Mas a nossa forma de viver e encarar a vida. Podemos sim, chegarmos à terceira idade em plena forma física, mas com a vantagem da sabedoria e das experiências acumuladas – com a alma jovem, sempre prontos para ensinar, mas, sobretudo, para aprender.

Publicidade

Veja também