Videogame ajuda em tratamento cardiovascular

Pacientes realizam a atividade por uma hora, sendo composta por aquecimento, aferição de pressão e monitoramento cardíaco

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 19/03/2016
Horário 10:44
 

Pacientes que fazem tratamento de reabilitação cardiovascular no Departamento de Fisioterapia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente, passaram a contar com uma técnica diferenciada durante os atendimentos. Agora, além dos exercícios convencionais, com o uso de bicicletas e esteiras ergométricas, oito pessoas também realizam treinamento com realidade virtual, por meio de exercícios com o videogame. A iniciativa foi encabeçada por Francis Lopes Pacagnelli, docente de Fisioterapia e orientadora do projeto, e Renata Aparecida de Oliveira Lima, também docente e colaboradora da iniciativa, e faz parte da pesquisa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de estudantes de Fisioterapia da instituição.

A proposta teve início há duas semanas e são empregadas com pacientes cardiopatas – que passaram por cirurgia do coração ou enfartaram. Após a decisão de colocar em ação o método, a responsável diz que houve uma triagem com as pessoas que atendiam o perfil de condicionamento físico e de saúde para participar da atividade. Diante disso, os que aceitaram o convite de realizar esta nova ação, deram início ao procedimento.

Com total monitoramento cardíaco, de aferição arterial e acompanhados pelas profissionais, os atendidos realizam diversos movimentos físicos, estimulados pelos exercícios impostos pelo videogame, onde o som e a imagem dão o ritmo do movimento a ser realizado.

Segundo Francis, a iniciativa teve como intuito levar algo diferente, mais dinâmico, que envolvesse e estimulasse os pacientes proporcionando maior interação. "O intuito é desenvolver um momento de atividade além da convencional já realizada", cita. Além do tratamento de reabilitação, a especialista lembra que a técnica ainda envolve um estímulo físico maior e o condicionamento do participante, "em decorrência dos movimentos que os presentes realizam durante a atividade".

 

Duração

Atualmente, o Setor de Cardiologia do departamento atende 45 pacientes de Prudente e região. Destes, conforme explica Francis, foram convidados aqueles que possuem as condições necessárias para fazer os exercícios impulsionados pelo videogame. Os oito que resolveram "experimentar" a técnica realizam a atividade por uma hora, sendo composta por aquecimento, aferição de pressão e monitoramento cardíaco. Os pacientes também prosseguem com os exercícios convencionais que já faziam.

 

Pesquisa

A estudante de Fisioterapia, Angélica Raposo, 24 anos, que junto com a acadêmica Maiara Aldá, desenvolve a pesquisa, diz que o projeto foi algo "desafiador". Ela explica que quando foi convidada pela orientadora Francis ficou "um pouco apreensiva", por abordar e colocar em prática uma ação diferente. Mas, afirma que atuar com algo ainda não trabalhado – neste acaso no Departamento de Fisioterapia – impulsionou e prende a atenção de ambas as estudantes. "Aceitamos o desafio e passamos a pesquisar, buscar mais informações e nos aprofundar sobre o assunto", comentam.

Mesmo em pouco tempo, Angélica ressalta que o método tem sido bem desenvolvido e adaptado por todos os integrantes. "Participam pacientes de até 70 anos. Tem sido uma experiência fantástica pra ambos os envolvidos", explica. Acompanhando dois dos pacientes, a estudante de Fisioterapia, Allana Hellen de Souza Costa, lembra que a nova atividade desperta o interesse dos participantes e proporciona um maior envolvimento entre o paciente e o profissional. "O uso da tecnologia oferece mais animação ao ambiente", menciona.

 

Autoestima

Compondo o grupo que faz os exercícios, Isael Soares da Silva, 57 anos, considera o tratamento "muito bom" e ajuda para que a pessoa recupere a autoestima. "É algo dinâmico, diferente e que nos envolve durante a prática", comenta. Ele lembra que, após fazer a cirurgia do coração, o que mais quis foi "se sentir melhor" e que o novo tratamento "tem ajudado muito neste aspecto".

 

SERVIÇO

COMO PARTICPAR

Para os interessados em conhecer e participar do treinamento de realidade virtual – que é gratuito –, tanto pacientes de Prudente quanto da região, Fracis informa que podem ligar no Departamento de Fisioterapia ou comparecer ao local. O telefone é 3229-1086 e o prédio fica no campus 1 da Unoeste, no Jardim Bongiovani. No momento, as aulas são feitas às terças-feiras e sextas-feiras, das 7h30 às 8h30, das 8h30 às 9h30, depois das 9h30 às 10h30 e, por fim, das 11h30 às 12h30, sendo dois pacientes por vez.

A responsável explica que é necessário que a pessoa apresente o encaminhamento do cardiologista liberando o paciente para fazer exercícios físicos, exames atuais, principalmente o teste ergométrico, e que a pessoa não tenha problemas nos joelhos, para que possa executar as atividades.

 
Publicidade

Veja também