Vigilância Epidemiológica investiga suspeita de morte por dengue em Prudente

Órgão não divulgou data do óbito e sexo e idade da vítima, alegando ser protocolo interno; em 2022, seis pessoas morreram em função da doença

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/01/2023
Horário 17:02
Foto: Prefeitura de Prudente
Como estratégia de prevenção, município realiza levantamento do índice larvário do mosquito transmissor
Como estratégia de prevenção, município realiza levantamento do índice larvário do mosquito transmissor

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente investiga uma suspeita de morte por dengue. O órgão, no entanto, não divulgou a data do óbito e o sexo e a idade da vítima, alegando ser protocolo interno.

Balanço do ano passado aponta que a cidade registrou 7.383 casos positivos da doença e 9.413 descartados. Ainda há 422 notificações em análise. Em relação às mortes em função da dengue, foram seis durante 2022.

A Vigilância ressalta que os números referentes a 2023 serão divulgados nos próximos relatórios, considerando que as análises das coletas demoram algumas semanas para serem concluídas.

Desde o dia 6 de janeiro, o órgão realiza o levantamento do primeiro IB (Índice Breteau) do ano. A pesquisa visa dimensionar a quantidade de mosquitos em fase de desenvolvimento. Serão vistoriados 3.740 imóveis nas sete áreas da cidade, conforme sorteio. Em cada residência, mais de 40 recipientes são analisados.

Também como medida de prevenção à doença, a VEM e a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) elaboram uma campanha publicitária, que será veiculada em breve nas redes sociais e mídia local.

A Prefeitura acrescenta que, em parceria com a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), o município tem realizado mutirões cata-treco nos últimos dias. Entre sexta e sábado, foram recolhidas cerca de 20 toneladas de materiais inservíveis em diferentes pontos da cidade. 

 

Publicidade

Veja também