Vila Dignidade presta serviços a 28 pessoas

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 31/08/2016
Horário 15:52
 

Quase cinco anos depois de inaugurada, a Vila Dignidade, instalada no Conjunto Habitacional Humberto Salvador, em Presidente Prudente, é o lar de 28 idosos que deixaram as despesas com aluguel para viver em um ambiente de convívio social, agradável e harmonioso. O local é voltado ao atendimento de idosos independentes e em situação de vulnerabilidade social. Na cidade, são 24 unidades habitacionais, que foram inspecionadas na tarde de ontem pela especialista do Programa São Paulo Amigo do Idoso, Elaine Moura.

Jornal O Imparcial Vila Dignidade está instalada no Humberto Salvador

Instituído em 2009, o Programa Vila Dignidade é voltado ao atendimento a idosos independentes e com renda de apenas um salário mínimo. O projeto consiste na construção de equipamentos públicos constituídos de moradias assistidas em pequenas vilas, adequadas a essa população, com áreas de convivência social e com o acompanhamento social permanente aos beneficiados, integrado à rede de serviços do município. O programa é uma parceria entre as prefeituras, com a Secretaria de Estado da Habitação, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Em todo o Estado, são 17 comunidades, que abrigam 356 idosos.

Em Prudente, são 24 casas, onde moram 28 idosos, entre eles, quatro casais. Um desses casais é composto pela dona Ruth Rezende de Lima, 64 anos, e pelo senhor Antônio José Lima, 94 anos. O casal reside no local há mais de dois anos e não se arrepende do dia em que se mudou para a vila. "Aqui é o paraíso", crava a mulher. Antes de morar na vila, o casal dividia um aluguel de cerca de R$ 500. "Sofria para pagar o aluguel. Então, foi Deus que me deu esse cantinho para morar com meu esposo", completa.

Com menos tempo na vila, a aposentada Amélia Marques Barros, 64 anos, não troca a comodidade e as amizades que fez no local para voltar a pagar aluguel em outra região da cidade. "Aqui é tudo maravilhoso. Temos uma convivência familiar, um cuida do outro e se ajuda. Coisa que é difícil desenvolver em outro lugar", comenta a senhora, que mora na comunidade desde novembro de 2015.

 

Qualidade de vida


Toda essa estrutura passou por uma vistoria na tarde de ontem, por representantes da coordenadoria de Ação Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, pela especialista do Programa São Paulo Amigo do Idoso, Elaine Moura, e pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A visita teve o objetivo de promover a troca de experiências, avaliações das atribuições estipuladas pelo projeto e o aprimoramento das ações desenvolvidas no local.

Apesar de estar com todas as casas ocupadas, o programa cumpre seu objetivo no município, conforme Maria Helena Silvestre, titular da SAS (Secretaria de Assistência Social) de Prudente. "A Vila Dignidade representa um marco na qualidade de vida dos idosos. É um local onde eles encontram respeito, convivência em sociedade e um envelhecimento saudável. Então, estimular tudo isso, nesta fase da vida deles, significa que estamos evitando o acolhimento desses idosos em outros projetos ou programas municipais", analisa.

 
Publicidade

Veja também