Violeiro Arnaldo Freitas faz show em Prudente

Músicos Rafael Schimdt e Jack Will acompanham o artista, dando ao público uma experiência ainda mais enriquecedora da música/viola caipira; entrada é grátis com retirada dos convites pelo Sympla

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 20/07/2023
Horário 09:00
Foto: Cedida
De acordo com o violeiro, projeto é bastante instrumental, baseado na raiz da viola, na natureza, no Brasil
De acordo com o violeiro, projeto é bastante instrumental, baseado na raiz da viola, na natureza, no Brasil

O violeiro Arnaldo Freitas estará em Presidente Prudente apresentando músicas regionais consagradas, no show “Brasil Profundo”, neste sábado, às 19h30, no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo. O músico Rafael Schimdt acompanha o violeiro no violão, e Jack Will, na percussão, dando ao público uma experiência ainda mais enriquecedora da música/viola caipira. A entrada é grátis. Retirada dos convites pelo Sympla.

Segundo Renato de Jesus, trata-se de um espetáculo musical apresentando um repertório autoral contando a trajetória da viola caipira no Brasil, e elencando com elementos da cultura brasileira em diferentes épocas. 

“O Arnaldo Freitas é um dos melhores violeiros do Brasil, grande instrumentista, muitos o consideram o melhor. Ele acompanhava Inezita Barroso no projeto Viola, Minha Viola. E já veio várias vezes para região, no ano passado deu um show especial em nosso Festival Caipira do Matarazzo”, comenta Renato de Jesus. 

De acordo com o violeiro, este projeto é bastante instrumental, baseado na raiz da viola, na natureza, no Brasil. Tanto que a empresa patrocinadora, a Balagro, utiliza as próprias substâncias das plantas para produzir um agrotóxico que não agrida a natureza. O que deu certo seguindo a ideia de ambos.

“O PÚBLICO VERÁ UM CONCERTO DE ESSÊNCIA, ALGO QUE OS CONDUZA ÀS IMAGENS E SONS DO INÍCIO DE TUDO, COMO SE FOSSE À VIOLA TE LEVANDO A UM PASSEIO DESDE OS ASPECTOS INDÍGENAS E TODAS AS INFLUÊNCIAS DE MÚSICA CAIPIRA E CONTEMPORÂNEA”
Arnaldo Freitas

“O público verá um concerto de essência, algo que os conduza às imagens e sons do início de tudo, como se fosse à viola te levando a um passeio desde os aspectos indígenas e todas as influências de música caipira e contemporânea”, frisa o violeiro acrescentando que terá também um repertório de muitas canções populares, desde Tião Carreiro a Villa Lobos.

A respeito de sua expectativa para mais um show na cidade, Arnaldo destaca que acha Presidente Prudente um lugar incrível que reverbera essa miscigenação interiorana de economia forte. “Admiro essa cidade, lugar onde tenho muitos amigos e a viola sem dúvida é forte demais”, denota.

Um presente

Arnaldo Freitas comenta que a aprovação do projeto pela Lei Rouanet no final de dezembro de 2022 foi realmente um presente para ele. “Ainda não havia ganhado nenhum projeto nessa magnitude, e, como também estava alinhado com a empresa patrocinadora a Ballagro, ajudou na aprovação. Quando no final do ano estava em Echaporã para o Natal e o diretor geral Marcio Cavalcante me ligou dizendo que havíamos conseguido. Foi mesmo emocionante pra mim e toda equipe envolvida”, lembra.

SERVIÇO
Visitantes que queiram apreciar o show, o Teatro Paulo Roberto Lisboa está localizado no Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, em Prudente. 


 

Publicidade

Veja também