Visão: um olhar especial

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 02/08/2022
Horário 04:29

Cuidar da saúde visual é essencial para manter a boa qualidade de vida. As consultas oftalmológicas devem ser programadas anualmente, mas seu médico pode orientar que esse intervalo seja menor, de 3 ou 6 meses, para controle de algum dado específico, ou pode também orientar que o intervalo seja maior, de até dois anos.
Os olhos são uma das partes mais delicadas do nosso corpo e merecem atenção especial. Porém, é sabido que boa parte da população não consegue, por inúmeros motivos, fazer esse acompanhamento básico em relação à saúde ocular. Por isso, ações sociais são essenciais para cuidar desta parte do corpo, principalmente, na idade escolar. Conforme publicado, com a pandemia do novo coronavírus, o Projeto Saúde Visual do Escolar teve os atendimentos reduzidos nos dois últimos anos e agora, em 2022, foi retomada a normalidade. 
Acaba de ser fechado o balanço do primeiro semestre. Em 13 escolas da rede estadual de ensino, em Presidente Prudente, foram atendidos 1.288 alunos do sexto ano do ensino fundamental, as outras 13 escolas ficaram para o segundo semestre letivo. No acumulado de 12 anos e meio são 25.273 atendimentos, 4.543 consultas, 1.806 alunos que passaram a usar óculos e, com isso, melhoraram o rendimento escolar. Foram 136 alunos que precisaram de exames médicos. Feitos os testes, diante de indicação de possível problema, os alunos são encaminhados para consulta no banco de olhos. Em caso de precisar usar óculos, os pais têm a opção de comprar ou de receber gratuitamente do Rotary.
Números expressivos e que demonstram a importância desta iniciativa, já conhecida em Presidente Prudente. E, que muito colabora com a qualidade de vida destes alunos. Talvez, se não fosse esta ação, alguns deles não teriam a oportunidade de serem examinados com tamanha eficiência e profissionalismo.
A falta de cuidados com os olhos pode provocar complicações na visão. Por isso é essencial manter visitas regulares ao oftalmologista ou participar de iniciativas como esta, que ajuda na detecção e prevenção de problemas oculares, evitando agravamentos decorrentes de doenças assintomáticas. A visão é o primeiro sentido que se ressente com a idade.

Publicidade

Veja também