Viveiro municipal de Anastácio tem novidades para plantio e doações

Todas as mudas são doadas para a população e também usadas no paisagismo urbano; existem desde árvores frutíferas, como manga, até pata-de-vaca

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/03/2023
Horário 07:19
Foto: Cedida
Viveiro oferece dezenas de espécie de mudas de plantas para doar à população e também para paisagismo urbano
Viveiro oferece dezenas de espécie de mudas de plantas para doar à população e também para paisagismo urbano

O Viveiro Municipal de Santo Anastácio, que hoje funciona no Posto de Sementes, localizado na Travessa Viotto, nº 54, na Vila Oriente, está com uma grande diversidade de mudas, cultivadas em estufas. O local também faz cultivo de espécies para incentivar a arborização e recuperação de áreas degradadas, que são focos das ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que cultiva plantas nativas, arbóreas e frutíferas no viveiro. As mudas produzidas pelo município são doadas à população e usadas também para paisagismo urbano.
Hoje o viveiro tem disponível para doações e plantios, mudas de: manga, pitanga, maracujá-doce, morango, jaca, gabiroba, acerola, fruta-do-conde, limão-rosa, pimenta, ingá, sansão-do-campo, mil-cores, pingo-de-ouro, vinca, acácia, primavera, pata-de-vaca, jambolão, olho-de-dragão, ipê (amarelo, rosa e branco), hibisco, entre outros.
O diretor do Meio Ambiente, Euclides Soares de Freitas, explica qual a forma de doação adotada pela pasta. “O nosso captor colhe as espécies que entendemos como adequadas para arborização urbana. Os servidores então colocam as sementes no berçário ou estufa, fazem o processo de germinação, colocam a muda em sacolinhas até atingirem um tamanho que a gente entende que não vai perder, e a partir daí fazemos as doações ou levamos para o paisagismo urbano”, explica.

SERVIÇO
Conforme o diretor, o morador que deseja adquirir mudas (cada pessoa tem direito a 15 mudas) deve procurar a Secretaria do Meio Ambiente, que fica no Paço Municipal, na Rua Barão do Rio Branco, nº 220, no centro, em horário de funcionamento, e fazer a solicitação para retirada. Deve apresentar RG, CPF e um comprovante de endereço no ato da inscrição, que deverá ser preenchida.

Foto: Cedida

Cada munícipe tem direito a 15 mudas; interessados devem procurar a Secretaria do Meio Ambiente

Publicidade

Veja também