Viviane Segatto, 1ª mulher negra a presidir a OAB: “representatividade transforma realidades”

Advogada revela que tal posição lhe permite enxergar, com ainda mais responsabilidade, desafios e urgências que envolvem a pauta racial na região

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 20/11/2025
Horário 04:04
Foto: Cedida
Viviane: “Ser a primeira mulher negra a presidir a OAB reforça a importância de mantermos esse debate vivo”
Viviane: “Ser a primeira mulher negra a presidir a OAB reforça a importância de mantermos esse debate vivo”

Primeira mulher negra a assumir a presidência da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Presidente Prudente, em 90 anos de história, Viviane de Castro Gabriel Segatto revela que tal posição lhe permite enxergar, com ainda mais responsabilidade, os desafios e as urgências que envolvem a pauta racial na região, especialmente neste Dia da Consciência Negra: “uma data de tanta reflexão”, define a advogada.

Ela analisa que, mesmo com avanços importantes, a população preta segue enfrentando desigualdades estruturais no acesso ao mercado de trabalho, na educação, na saúde e na mobilidade social. “Persistem situações de racismo institucional e discriminação cotidiana que limitam o pleno exercício de direitos. Esses obstáculos são profundos e atravessam gerações, exigindo políticas contínuas e o compromisso real de instituições públicas e privadas. Precisamos principalmente focar na educação para que possamos ter uma geração mais consciente”, frisa.

No que diz respeito à importância da representatividade negra nas profissões liberais e no poder público, Viviane pontua que sua própria presença na presidência da OAB Prudente demonstra “o quanto a representatividade transforma realidades”. 

“Quando pessoas negras ocupam espaços de liderança, abrimos portas para que outros sonhem e alcancem o que antes lhes era negado. A representatividade não é apenas simbólica: ela amplia perspectivas, democratiza decisões e garante que políticas e serviços contemplem a diversidade da sociedade. Ela combate estereótipos, fortalece a autoestima de jovens e reafirma que todos têm lugar nos espaços de poder”, promove.

Políticas de equidade racial

A advogada afirma que, para que possamos avançar de maneira concreta, é essencial fortalecer iniciativas já em andamento e ampliar parcerias estratégicas. Para ela, um exemplo importante é a implementação da Lei 11.474/2024, que deu origem ao Programa Selo Amigo, resultado de uma parceria entre a Comissão de Igualdade Racial da OAB Prudente, Prefeitura, Acipp (Associação Comercial e de Inteligência) e o Comir (Conselho Municipal da Igualdade Racial).

“O Selo Amigo tem o propósito de incentivar e reconhecer empresas comprometidas com a promoção da igualdade racial e com a valorização da diversidade, estimulando práticas inclusivas, oportunidades equitativas e ambientes de trabalho mais respeitosos. Essa iniciativa reforça o compromisso coletivo de toda a sociedade civil e do setor produtivo na construção de uma cidade mais justa, plural e democrática”, ressalta.

Por fim, Viviane indica que, para avançarmos ainda mais, é essencial implementar ações contínuas, como o fortalecimento de conselhos e comissões dedicadas à igualdade racial; programas de capacitação e apoio ao empreendedorismo negro; incentivo à contratação e promoção de profissionais negros; políticas educacionais inclusivas; formação permanente de agentes públicos; além de campanhas permanentes de combate ao racismo.

“Ser a primeira mulher negra a presidir a OAB em Presidente Prudente reforça, todos os dias, a importância de mantermos esse debate vivo. A construção de uma sociedade mais justa exige coragem para enfrentar desigualdades históricas e determinação para promover inclusão, respeito e oportunidades reais. Garantir que pessoas pretas ocupem espaços de poder e tenham acesso pleno a direitos não beneficia apenas uma parcela da população: fortalece toda a nossa comunidade e aponta para um futuro mais humano e democrático”, finaliza Viviane.

Publicidade

Veja também