Você pode ajudar a salvar vidas! 

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 20/07/2021
Horário 04:12

Doação é sinônimo de solidariedade. Cada vez que algo é doado, consequentemente a vida de alguém é transformada de alguma forma.  E isso é bom. É ótimo. Muitas vezes, é melhor ainda para quem é o autor da ação.
É possível doar muitas coisas: roupas, sapatos, acessórios, comida, órgão, sangue. Aqui, hoje, vamos falar especificamente de doação de sangue, essencial para o tratamento de milhares de pessoas e algo tão escasso nos dias de hoje. Facilmente, é possível encontrar locais de coleta de sangue, fazendo campanhas e praticamente implorando para que as pessoas se desloquem para lá para doar sangue.  
Nas redes sociais, famílias e amigos se unem e manifestam o pedido para que mais pessoas sejam tocadas e façam suas doações em nome de algum paciente internado. Além disso, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Se você pode ser um doador de sangue, faça esta ação tão linda e tão salvadora.
No domingo, este diário trouxe uma matéria sobre o “Bombeiro Sangue Bom”. Anualmente, entre julho e agosto, o órgão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em conjunto com a Fundação Pró-Sangue, desenvolve a campanha. Neste ano, o lema é “salvar está no nosso sangue”, em alusão às atividades de salvamento. Em Presidente Prudente, o 14º GB (Grupamento de Bombeiros) participa das doações. A intenção é incentivar a população a fazer esse gesto de amor ao próximo. A corporação está sempre em ocorrências tentando salvar vidas e ajudar as pessoas que precisam, da mesma forma, fazemos isso na campanha. E é válido que isso seja um exemplo a ser seguido por outros órgãos, instituições, empresas, grupos de amigos, associações. Que um possa incentivar o outro a ter esse gesto tão nobre, de empatia, de amor gratuito o próximo.
Seja um doador de sangue e ajude a salvar vidas!

Veja também