Volta as aulas

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 07/02/2021
Horário 03:34

Saberíamos que esse dia chegaria. Ao contrário de muitos pais que aguardavam o retorno das aulas presenciais, a mãe de alunos que vos fala neste momento entende que, poderíamos aguardar um pouco mais para a retomada das atividades nas unidades escolares. Os municípios estão ainda num processo de vacinação dos públicos prioritários, uma parcela ainda pequena da população recebeu a primeira dose, para que consigamos ter uma melhor percepção do impacto da vacinação na redução de casos da doença.

Em Pirapozinho

Os pais estão sendo convocados para responder uma pesquisa sobre o retorno das aulas na rede municipal de ensino. O comunicado esclarece que as aulas retornarão dia 18 de fevereiro em horário especial, seguindo uma escala de revezamento que será elaborada a partir das respostas dos pais ou responsáveis. Na rede municipal, as aulas terão duração de 1h40, no período da manhã das 7h10 às 8h50, já a tarde, das 13h às 14h40, o objetivo das aulas presenciais de curtíssima duração é evitar aglomerações.

Rede estadual

A rede estadual de Pirapozinho também pediu aos pais que respondessem um questionário sobre o retorno ou não dos filhos para aulas presenciais. Com isso, a escola montou uma escala garantindo até 35% da capacidade de alunos por sala (até 10 alunos por sala). Os alunos que permanecerem em casa, deverão assistir às aulas do CMSP e fazer as atividades que serão enviadas por professores por meios digitais.  Ao contrário da rede municipal, as aulas na rede estadual seguirão os mesmos horários: manhã – 7h às 12h35, tarde – 13h às 18h35, noite – 19h às 23h.

Orientação aos pais e alunos

Em ambas as redes, educadores solicitam que pais ou responsáveis orientem seus filhos sobre os protocolos que deverão ser seguidos para retorno às aulas presenciais: uso de máscara e álcool em gel, higienização das mãos e, principalmente, não compartilhar materiais.

Idosos com mais de 90 anos

Ainda em Pirapozinho, a Divisão Municipal de Saúde está recebendo dados de idosos de 90 anos ou mais para a vacinação contra Covid-19. Segundo a pasta, a população deve ligar ou procurar a Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua casa e informar nome, idade, endereço e telefone para que os profissionais de saúde possam aplicar a vacina.

Primeiro idoso vacinado

Ele tem 105 anos de idade, nasceu em 19 de dezembro de 1915. Jorge Leonardo, morador da Vila Marques, foi o primeiro idoso com mais de 90 anos vacinado na cidade de Pirapozinho. Jorge Leonardo foi vacinado nesta sexta-feira (5). As autoridades de saúde reforçam que, mesmo com a primeira dose da vacina, é importante que a população continue com as medidas de segurança indicadas.

Combate ao tráfico de drogas

O trabalho de inteligência da Polícia Civil de Pirapozinho, sob o comando do delegado Rafael Galvão, resultou na prisão de envolvidos com o tráfico de drogas na cidade. As investigações, curiosamente, começaram numa investigação de furto de um cão. A partir daí, a polícia chegou até um indivíduo e descobriu que ele tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Era só o “fio da meada”. Com certeza, com as recentes prisões, a Polícia Civil de Pirapozinho terá ainda muito mais materiais para serem analisados e o trabalho de inteligência poderá resultar em novas prisões e até num desmantelamento ainda muito maior desta rede de tráfico de drogas na região. Parabéns para a polícia de Pirapozinho.

Meio ambiente agradece

O Setor de Meio Ambiente de Pirapozinho está com uma ação muito interessante. Você sabia que pode trocar 2 garrafas pet (de 2 litros cada) de óleo usado por 1 litro de óleo de soja novo? Esta é uma iniciativa para conservação do meio ambiente. A troca pode ser feita todas as terças e quintas-feiras, na Divisão do Meio Ambiente, na Prefeitura.  O meio ambiente agradece.
 

Publicidade

Veja também