Voluntariado é convocado para ajudar nas obras do Santuário de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 14/09/2021
Horário 04:44
Foto: Cedida
Voluntário trabalhando nas obras
Voluntário trabalhando nas obras

Padre Umberto sabe que ninguém faz nada sozinho ou vence sozinho e, assim, vem estimulando sistematicamente o voluntariado na grande obra de construção do Santuário de Santo Expedito, despertando no coração de cada um a solidariedade e o trabalho em equipe.

INSPIRAÇÃO
O padre, que é reitor do Santuário de Santo Expedito, sempre inspirado no Evangelho do Bom Samaritano, onde Jesus disse “VÁ E FAÇA VOCÊ O MESMO”, valoriza em muito o trabalho voluntário e, entendendo bem isso, o presidente do Caep convocou o pessoal do Km 28, para o Mutirão do Sábado a Santo Expedito, no que prontamente foi atendido e deram início à regularização do contrapiso, do subsolo do santuário.

TEM MAIS
Na realização deste trabalho voluntário, percebia-se a satisfação e alegria de toda a equipe, que prometeu continuar a tarefa todos os sábados. Outras pastorais já se comprometeram, também, a participar do Mutirão do Sábado a Santo Expedito.

TURISMO RELIGIOSO
São atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados a religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou de credo.

MIT
Este ano de 2021 o município irá receber mais de R$ 350 mil para infraestrutura turística. O Comtur (Conselho Municipal de Turismo, junto com o prefeito Anderson José Betio, decidiram investir esse valor no Centro de Eventos João Lopes de Oliveira (antigo centro comunitário), que também abre espaço para uso da comunidade católica e ações complementares do santuário. A primeira etapa para a aprovação do projeto já foi encaminhada para o COC (Conselho de Orientação e Controle) e já está aprovado.

RELIGIOSO
Santo Expedito concorre na categoria Turismo Religioso, pois na realidade tem um grande trabalho de dar enfoque ao turismo religioso, quando recebe, mesmo em época de pandemia, um grande número de fiéis e devotos de várias partes do Estado. Para votar em Santo Expedito basta acessar o link www.votetop.com.br/cidade/santoexpedito e seguir as orientações da tela. As eleições virtuais têm encerramento no dia 15 de outubro e no dia 31 serão divulgados os três finalistas de cada categoria.

CAMINHADAS
Constantemente grupos se formam para a grande empreitada em caminhadas para o Santuário de Santo Expedito. É importante que cada município forme os seus, pois existe um grande número de pessoas procurando os responsáveis pelo turismo religioso de Santo Expedito, para saber como integrar um desses grupos. Assim seria melhor que cada grupo se autodivulgasse para obter mais integrantes.

REFORÇANDO A HISTÓRIA
Expedito era oficial do exército romano e comandava a 12ª Legião, estabelecida em Melitene, na Armênia. Essa legião, conhecida como "Fulminante", tinha como missão defender as fronteiras orientais contra os bárbaros asiáticos e entre os seus soldados havia muitos cristãos. No momento de sua conversão, conta-se que um espírito do mal, na forma de um corvo, veio tentá-lo grasnando "cras" - que em latim significa "amanhã", mas imediatamente Expedito pisoteou o corvo, gritando "hodie", ou "hoje", confirmando que não deixaria sua conversão para depois. "Expedito" na verdade era o apelido que exprimia a presteza e a prontidão com que agia tanto no cumprimento de seu dever quanto na defesa dos mais humildes.

FÉ EM TROVA
    Dia dezenove de abril
    Consagro a Santo Expedito
    Para interceder junto a Deus 
    Pois n´ele em sempre acredito

Publicidade

Veja também