Vontade de doar deve ser manifestada em vida

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 23/09/2016
Horário 09:59
 

Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, lembrado em 27 de setembro, o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa de Presidente Prudente promove, desde a última sexta-feira, a Semana de Campanha Educativa Sobre a Importância da Doação de Órgãos, que visa conscientizar as pessoas a demonstrarem em vida o seu interesse no gesto. De acordo com o enfermeiro da CIT (Comissão Intra-Hospitalar de Transplante), Anderson Melhorança, 22 anos, antigamente o indivíduo testemunhava a vontade por meio de um termo reconhecido em cartório ou inscrição na carteira de identidade, contudo, hoje em dia, as duas formas perderam o valor. "É necessário que uma pessoa viva autorize a doação, normalmente um familiar", expõe.

Segundo o enfermeiro, a morte é um momento delicado e vem acompanhada de uma firme decisão. "Quando a família não tem conhecimento sobre o desejo do paciente, ela tem a importante tarefa de decidir se quer doar os órgãos ou não. Se a família já sabe, basta autorizar. Geralmente, a informação não chega aos familiares porque ninguém fica pensando no fim da vida, portanto, a conscientização sobre o assunto é necessária", pondera.

Anderson destaca que para se tornar um potencial doador de órgãos, o corpo passa por uma série de testes criteriosos após a morte cerebral. "Muitos familiares têm medo do falso laudo médico, sendo assim, pede-se que eles indiquem o médico da família para acompanhar os testes e deixá-los cientes sobre o processo. Somente em caso de morte encefálica, a família autoriza a doação de múltiplos órgãos", esclarece. Conforme expõe, no caso das córneas, o procedimento é mais simples, pois a captação é viável em qualquer indivíduo de 2 a 70 anos, vítima de morte natural.

Para fomentar a discussão sobre o assunto, o Banco de Olhos promove amanhã, das 9h ao meio-dia, na Praça Nove de Julho, uma prestação de serviços para a comunidade, onde os munícipes poderão realizar testes de glicemia e aferição da pressão arterial. Também será feita a entrega de panfletos educativos sobre a doação de órgãos. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ESFs (Estratégias Saúde da Família), Lions Clube e Faculdade de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Já no dia 27, haverá celebração de uma missa de Ação de Graças na capela interna da santa casa e uma comemoração aos 87 anos da fundação do hospital em Prudente.
Publicidade

Veja também