Com o compromisso de fomentar a cultura de segurança e prevenção em suas operações, a CTG Brasil promoveu no dia 23 de setembro, na UHE (Usina Hidrelétrica) Capivara, entre Taciba e Porecatu (PR), um workshop visando a integração do PAE (Plano de Ação de Emergência de Barragens) da usina com os Plancon (Planos de Contingência) dos municípios localizados abaixo da barragem. O encontro reuniu cerca de 30 representantes das Defesas Civis municipais, estadual e regional, além de prefeituras e órgãos ligados à segurança pública.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer os protocolos de resposta em situações de emergência, ampliando a integração entre a companhia e as defesas civis dos municípios localizados na ZAS (Zona de Autossalvamento), como Taciba e Porecatu, e na ZSS (Zona de Segurança Secundária), onde estão inseridos, os municípios de Narandiba, Pirapozinho, Estrela do Norte, Lupionópolis (PR), Cafeara (PR), Centenário do Sul (PR), Itaguajé (PR), Santa Inês (PR), Santo Inácio (PR) e Sandovalina.
O Plano de Ação de Emergência de Barragens da CTG Brasil foi implantado entre 2017 e 2024 em todas as usinas hidrelétricas administradas pela companhia e contempla um conjunto de ações preventivas que incluem a elaboração de planos de emergência, cadastro da população da ZAS, implantação de rotas de evacuação, torres de sirenes e realização de exercícios simulados em parceria com as Defesas Civis e lideranças locais, e participação da comunidade ribeirinha.
“Segurança é um valor para a CTG Brasil e iniciativas como essa reforçam a importância de trabalharmos de forma integrada com as Defesas Civis e gestores municipais. Nosso objetivo é garantir que todos estejam preparados e alinhados para agir de forma eficaz em situações que exijam resposta imediata”, destacou Pedro Nunes, gerente de Engenharia Civil e Segurança de Barragens da companhia.
Durante a programação, foram debatidos temas como monitoramento de barragens, operação hidrológica e hidráulica, responsabilidades conjuntas entre CTG Brasil e Defesas Civis, além de estudos sobre a realidade local e planos de ação. A experiência da ação realizada na UHE Capivara servirá como exemplo para futuras ações em outras usinas hidrelétricas da companhia.