Zona

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da farofa e do faroleiro

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 17/10/2021
Horário 05:30

Virou moda a expressão zona de conforto, mas é o tal negócio: que diabo é isto? O que significa, o que quer dizer? Significa que a pessoa está numa situação mais confortável, sem o sufoco de antes. Ótimo! Espero que todos que leem estas mal digitadas linhas estejam numa zona de conforto.
E as zonas rural e urbana? Bem, quem mora no campo fixou-se na zona rural, enquanto quem está na zona urbana mora na cidade, como não poderia ser diferente. Não é de bom tom dizer que fulano mora na zona sem explicar o tipo de zona, que pode ser a rural ou a urbana, certo?
E a zona de meretrício? Antigamente tal zona abrangia um quarteirão inteiro ou ocupava até mesmo a área de um bairro das cidades. Era uma zona muito frequentada e ainda é nos dias de hoje nos rincões do Brasil.
É que a zona de meretrício não foi extinta por completo, mesmo com a mudança dos costumes e, principalmente, da liberação sexual. Hoje em dia o rapaz não precisa ir à zona para afogar o ganso. Ele dorme na casa da namorada e com o consentimento dos pais dela. Virou tudo uma zona? Falta de vergonha? Quem sou eu para falar sobre isso?
Outra zona famosa é a zona do agrião. Evidente que, literalmente, refere-se a uma área destinada ao cultivo da hortaliça, como explicam os dicionários. Zona do agrião também é uma gíria do futebol criada pelo jornalista e técnico João Saldanha, que formou a grande Seleção de 70, tricampeã do mundo. 
Bom lembrar que o Zagallo assumiu o time  montado pelo Saldanha, que a ditadura defenestrou do comando da Seleção porque ele era comunista, mas isto não vem ao caso no momento.
Na gíria do futebol, a zona do agrião é a grande área, ali onde o goleiro se vira para evitar o gol do time adversário. Se existe a zona de conforto, a zona do agrião não deixa de ser a zona desconfortável para os goleiros, a menos que a equipe adversária seja um time perna de pau.

DROPS

Uma nação se faz com homens e livros.
(Monteiro Lobato)

O dinheiro é o melhor amigo da Ciência.

Casamento: o que Deus uniu o "vira e mexe" não separe.
 
O casamento é a única guerra em que os inimigos também dormem em quartos separados.

Vai reformar ou construir?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio. 3907-7500 e 99132-0716. Av. Ana Jacinta, 1.663.
 
 

Publicidade

Veja também