Zona azul em Pirapozinho

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 12/09/2021
Horário 03:05

O vereador Claudinei Dinello (Podemos) fez um requerimento à mesa diretora da Câmara da cidade para solicitar a realização de três audiências públicas para divulgar a implantação da zona azul na área central, mas, principalmente, para ouvir a população sobre o tema.

PROBLEMA CRÔNICO
A área central da cidade sofre com a questão da falta de vagas para estacionamento. Desafio imenso tanto para quem mora na cidade quanto para os moradores de cidades vizinhas que prestigiam o comércio de Pirapozinho. A coluna já falou sobre o tema. É preciso estudo para melhorar e garantir que as vagas da área central fiquem disponibilizadas para os consumidores da cidade, ou seja, usadas de maneira rotativa. Grande parte dos veículos estacionados é de comerciantes e funcionários de estabelecimentos do centro da cidade. Carros e motos passam o dia nas vagas, inviabilizando o uso das mesmas por aqueles que querem injetar dinheiro na economia local.

ALERTA DO TRIBUNAL DE CONTAS
No segundo ano de reflexos da pandemia nas finanças municipais, das 644 prefeituras fiscalizadas pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), apenas 55 delas – um percentual de 8,5% – estão com a gestão orçamentária em ordem, indicando responsabilidade fiscal na administração. O restante, 569 municípios, se encontra em situação de alerta frente ao previsto na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). O cenário indica que a grande maioria das cidades - 541 (84%) - apresenta um quadro que indica comprometimento na gestão orçamentária. 

VISOR DA REGIÃO
O visor, que é a Visão Geral dos Relatórios do Tribunal, aponta que em Pirapozinho foram emitidos 10 tipos de alerta, entre eles relatórios de inconsistência para aplicação de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e de aplicação desfavorável de recursos próprios do ensino. Estrela do Norte soma sete tipos diferentes de alerta, Narandiba e Sandovalina foram quatro, Tarabai dois. Mesmo estando suspensas as obrigações previstas na LRF com os decretos de calamidade pública e de legislação para o enfrentamento da Covid-19, ao final de 2021, o tribunal analisará o que motivou os alertas e as ocorrências.

OPERAÇÃO POLICIAL
Sob o comando do delegado da Polícia Civil de Pirapozinho, Rafael Galvão, foi deflagrada uma operação policial que cumpriu mandados de prisão e de buscas domiciliares na capital paulista. Segundo as autoridades policiais, uma quadrilha foi desmantelada. O grupo criminoso aplicava golpes financeiros. As investigações começaram em Pirapozinho.  

CURSOS DE CAPACITAÇÃO
Nesta semana começaram os cursos gratuitos de confeiteiro e mecânico auxiliar automotivo, oferecidos através da parceria entre Senai (Serviço Nacional da Indústria), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Prefeitura de Pirapozinho. Os alunos foram recepcionados com café da manhã no Centro de Geração de Renda "João Martins Peretti”. Na abertura dos cursos, o prefeito Lucas Padovan dos Santos Pavani destacou a oportunidade que as capacitações oferecem. "É uma oportunidade para qualificar e preparar pessoas para o mercado de trabalho. Nessa pandemia, precisamos inovar e incentivar nossos profissionais", disse. As aulas estão sendo ministradas no Senai "Santo Paschoal Crepaldi", em Presidente Prudente.

POUPATEMPO EM PIRAPOZINHO
Na quinta-feira, 9, o prefeito Lucas Padovan dos Santos Pavani recebeu em seu gabinete o representante da Prodesp (Empresa de informática do Governo do Estado de São Paulo), Rodrigo Massaru Dano. Na pauta, a discussão para a implantação de uma unidade do Poupatempo 4.0 em Pirapozinho. Segundo a Prefeitura, a unidade atenderia a população de forma mais dinâmica, evitando o deslocamento para outras cidades. O próximo encontro será na capital paulista, com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, e com o presidente do Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito). Ernesto Mascelani Neto. Por hoje é só! Até a próxima edição.

Veja também