FestA! – Festival de Aprender começa hoje no Sesc Thermas

Terceira edição do projeto tem a Idade Média como tema, ocorre hoje e amanhã na unidade prudentina, e conta com atividades que unem técnicas de artes visuais, manuais e a tecnologia

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 23/03/2019
Horário 10:30
Reprodução/Gilberto Tomé: Batalha Campal com Espadas simula batalha com réplicas de combate
Reprodução/Gilberto Tomé: Batalha Campal com Espadas simula batalha com réplicas de combate

Tem início hoje e segue até amanhã, no Sesc Thermas de Presidente Prudente, a terceira edição do FestA! – Festival de Aprender, que neste ano tem a Idade Média como tema. As atividades, segundo a unidade, vão desde robôs, carroças, castelos e batalhas campais, sendo que o público pode desfrutar de uma programação gratuita e acessível, que viaja no espaço-tempo por meio das artes e tecnologias. “O objetivo principal, como um todo, é celebrar esse universo que une as artes visuais, manuais e a tecnologia, em uma programação que vem ainda desmistificar esse período da Idade Média”, informa a coordenadora de programação do Sesc, Ana Paula Ambrósio.

Além das diversas atividades que serão oferecidas, o FestA! ainda promove uma oficina de Confecção de Espadas e Escudos Medievais, hoje às 10h e às 14h, na qual os participantes produzem instrumentos de plástico e espuma a serem usados na atividade Swordplay – Batalha Campal com Espadas, conforme o Sesc, em um torneio que ocorre amanhã simulando uma batalha campal com réplicas de combate. “As práticas contam com distribuição de senhas no local, com 30 minutos de antecedência e variam sua classificação etária entre 7, 12 e 14 anos”, lembra a unidade.

A programação do FestA! propõe uma celebração do fazer criativo e experimentação, reafirmando a atuação da instituição na oferta de ações que prezam pelo aprendizado livre e não formal, com enfoque na convivência, no protagonismo, na autonomia e na reflexão criativa e crítica.

A coordenadora de programação da unidade prudentina afirma que o festival ocorre em todas as unidades do Sesc São Paulo e lembra sobre a importância que o mundo medieval permite celebrar o universo que une as artes visuais, manuais e tecnologia, de forma que a expectativa para essa edição desde ano são as melhores. “Nas outras duas edições o público participou bastante, a adesão foi bem legal e tudo isso representa literalmente um mergulho no conhecimento. Por isso, queremos despertar essa curiosidade nas pessoas mostrar que a Idade Média tem uma produção cultural muito grande”, finaliza Ana.

Atividades

Ainda segundo a unidade, o imaginário da época tem sido valorizado na cultura pop, em filmes, séries e jogos cujas narrativas remetem ao medieval, sendo que sob esse olhar é que o Sesc oferece atividades como a vivência de Tipografia em Prensa Antiga. “Por meio dela, o público conhece e experimenta a técnica que deu origem à impressão de livros e jornais, empregando tipos móveis e uma prensa, semelhante à inventada por Gutenberg no final da Idade Média”. A vivência ocorre hoje e amanhã, com turmas das 9h30 às 12h30, na Área de Convivência.

Já a Feira de Fazeres, por sua vez, traz os artistas Cristiano Barbosa, com desenho, Diego Poke na escultura 3D, Shoiti Yajima com marcenaria medieval, e José Manuel Rodriguez, no design de joias, para apresentarem técnicas e trabalhos que compõem os cursos livres do Espaço de Tecnologias e Artes nos próximos meses; Será hoje e amanhã, também, das 10h às 18h, no Bosque.

Já a proposta da Carroçarama é um pouco diferente. Sob o comando da Escola de Programação, Robótica e Eletrônica Yadaa, a vivência leva o público a uma divertida disputa com miniaturas de carroças medievais, atualizadas para modelos puxados por “cavalos robôs”, nos hoje e amanhã, a partir das 13h, no Quintal.

“Já se imaginou diante de um castelo mutante? Essa é a ideia do ateliê coordenado pela Engenharia Lúdica. Utilizando materiais diversos e objetos do cotidiano como baldes, bacias, garrafas plásticas, caixas de papelão e fitas adesivas coloridas, a atividade apresenta uma arquitetura “mutante”, remetendo à estrutura de um castelo com torres, passagem secretas e obstáculos”, lembra o Sesc sobre outra atividade, uma intervenção dinâmica e lúdica. Castelos Mutantes ocorre hoje, das 13h às 14h30 e das 16h às 17h30, no Quiosque.

Aventure-se, também, no Portal dos Animais Fantásticos. No ateliê, os participantes são convidados a passar por um portal do tempo para alcançar o mundo dos animais fantásticos. Algumas imagens dos bestiários medievais – manuscritos com a descrição e ilustração de animais, reais ou imaginários – estão dispostas nesta passagem. Entre de um jeito e saia de outro. No domingo, das 13h às 14h30 e das 16h às 17h30, no Quiosque.

Tem também o bate-papo Música de Outrora, Música de Agora, com músicos do Taberna Folk e a oficina É Fácil Fazer um Castelo.

 

FestA! - Festival de Aprender

 

- Vivência – Primeiras Impressões: Tipografia em Prensa Antiga

Dias: hoje e amanhã, com turmas das 9h30 às 12h30.

Grátis, na Área de Convivência.

Classificação etária: 7 anos.

Distribuição de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

- Oficina – Confecção de Espadas e Escudos Medievais

Hoje, das 10 às 12h (confecção de espadas) e das 14h às 16h (confecção de escudos).

Grátis, no Bosque.

Classificação etária: 12 anos.

Distribuição de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

- Feira – Feira de Fazeres

Hoje e amanhã das 10h às 18h.

Grátis, no Bosque.

Classificação etária: Livre.

 

- Ateliê – É fácil fazer um Castelo

Hoje e amanhã, às 10h30.

Grátis, no Espaço de Tecnologias e Artes.

Classificação etária: 7 anos.

Distribuição de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

- Bate-papo – Música de Outrora, Música de Agora

Hoje, das 10h30 às 12h.

Grátis, no Bosque.

Classificação etária: 14 anos.

 

- Vivência – Carroçarama - Disputa de Carroças puxadas por Robôs

Hoje e amanhã, com turmas a partir das13h às 17h30.

Grátis, no Quintal.

Classificação etária: 7 anos.

Distribuição de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

- Ateliê – Castelos Mutantes

Hoje das 13h às 14h30 e das 16h às 17h30.

Grátis, no Quiosque.

Classificação etária: 7 anos.

Distribuição de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

- Vivência – Swordplay - Batalha Campal com Espadas

Amanhã das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Grátis, no Bosque

Classificação etária: 12 anos.

Distribuição de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

- Ateliê – Portal dos Animais Fantásticos

Amanhã, das 13h às 14h30 e das 16h às 17h30.

No Quiosque.

Classificação etária: 7 anos.

Distribuição de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

SERVIÇO

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

 

 

Publicidade

Veja também