250 crianças têm aulas suspensas por ação de vandalismo

Crime ocorreu na Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa, no Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente; Polícia Civil investiga autoria da ação

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 13/05/2019
Horário 16:01
Secom: Crime teria ocorrido neste final de semana, no Jardim Morada do Sol
Secom: Crime teria ocorrido neste final de semana, no Jardim Morada do Sol

A Polícia Civil investiga o crime de vandalismo que teve como alvo a Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa, localizada no Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente. Segundo a Prefeitura, a direção da escola constatou que seis salas foram depredadas, sendo elas do maternal e pré que atendem a crianças de quatro meses a cinco anos de idade. Diante do transtorno, houve suspensão temporária das aulas na manhã de hoje para aproximadamente 250 alunos do ensino infantil.

No boletim de ocorrência registrado na Delegacia Participativa, a direção da unidade relata que foi informada por um funcionário público municipal de que a escola havia sido invadida por estranhos que, ao que consta, teriam entrado pelo vão de uma porta em que falta um dos vidros. Conforme a declarante, havia livros e papeis jogados ao chão, bem como pichações em cortinas e lousas que foram feitas com tubos de tintas que seriam dos próprios alunos.

Os vândalos também retiraram da tomada as geladeiras onde ficavam armazenadas as frutas para consumo das turmas de maternal e pré, o que levou à perda dos alimentos. Leite em pó e achocolatado também foram espalhados pelo chão, salienta a Prefeitura. Além da sujeira, os vândalos também arrancaram as cortinas e despejaram produtos de limpeza nos tanques. Nada foi furtado da escola. 

Por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o assessor da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Paulo Vasconcelos, esclarece que não houve danos estruturais no prédio, no entanto, afirma que “muitos materiais pedagógicos foram perdidos”, como tintas, cadernos, colas, artigos de higiene pessoal das crianças entre outros itens.

Atividades retomadas

Desde o início desta manhã, um mutirão formado por funcionários da escola e da Secretaria Municipal de Educação trabalhou na recuperação dos espaços para viabilizar a retomada das aulas já na tarde de hoje. “É importante ressaltar que os alunos do ensino fundamental (aproximadamente 300) não tiveram qualquer prejuízo e as aulas ocorreram normalmente nesta manhã”, afirma a Prefeitura.

 

Publicidade

Veja também