Alta do dólar e feriadões estimulam turismo interno

Mata de São João, na Bahia, é um dos destinos que mais cresceram no interesse do viajante brasileiro em 2018

TURISMO - Da Redação

Data 17/06/2018
Horário 07:12
Cedida
Cedida

A alta do dólar, que vem batendo recorde de valorização nas últimas semanas, inclusive chegando a sua maior cotação em mais de dois anos, somado ao grande número de feriados são as apostas para turbinar o mercado de viagens e turismo brasileiro em 2018. "O ano está sendo um prato cheio para quem gosta de viajar", afirma Antônio Gomes, cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano. O calendário reserva 10 feriados prolongados (1 a mais que em 2017), que vão permitir que milhões de brasileiros emendem de 3 a 4 dias de folga. "O cenário é altamente favorável para o turismo interno, já que o brasileiro tem por hábito aproveitar os feriados prolongados para viagens próximas ou de curta duração", afirma Antônio.

Aliado a isso, a alta do dólar tornou os roteiros nacionais ainda mais atraentes. A procura pelos destinos nacionais nos primeiros meses do ano aumentou pouco mais de 40% em relação ao mesmo período de 2017. Para alguns destinos específicos, as buscas cresceram até 100%. Dentre as cidades que mais se destacaram estão Maceió-AL, Fernando de Noronha-PE, Foz do Iguaçu-PR, Mata de São João-BA e Balneário Camboriú-SC. Confira em destaque o ranking dos 10 destinos que mais cresceram no interesse do brasileiro no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado.

"O brasileiro de uma forma geral ainda conhece pouco o Brasil e na maior parte das vezes também conhece pouco o seu próprio estado. A alta do dólar e os feriados ainda previstos para este e o próximo semestre são um estímulo extra para mudar isso", afirma Antônio. Segundo o cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano, o viajante que se programar com antecedência encontrará boas oportunidades, seja para pousadas, hotéis e até mesmo resorts que trabalham no sistema all inclusive. Os sete feriados nacionais prolongados deste ano - Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (31 de maio), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro) - vão injetar R$ 31 bilhões no setor, conforme projeções do Ministério do Turismo. Feriados e pontos facultativos como Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo são fixos. Por isso, foram excluídos desse cálculo.

 

Confira o ranking dos 10 destinos nacionais que mais cresceram no interesse do brasileiro no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado:

1) Maceió - AL

2) Fernando de Noronha - PE

3) Foz do Iguaçu - PR

4) Mata de São João - BA

5) Balneário Camboriú - SC

6) São Lourenço - MG

7) Beberibe - CE

8) Barra Bonita - SP

9) Bonito - MS

10) Cabo Frio - RJ

 

Fonte: Hotel Urbano

Baia do Sancho, em Fernando de Noronha (arquipélago ficou em segundo lugar entre os destinos nacionais que mais cresceram no interesse do brasileiro)

 

Foz do Iguaçu é o terceiro destino mais procurado por brasileiros

Publicidade

Veja também