Após 34 anos, Epitácio tem 1ª mulher comandante

Base foi inaugurada em 1984 e, até então, sempre foi comandada por homens; Priscila Yuri Guibu iniciou carreira policial em 2004

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 22/08/2019
Horário 06:25
Prefeitura de Epitácio - Comandante foi apresentada oficialmente à prefeita de Epitácio
Prefeitura de Epitácio - Comandante foi apresentada oficialmente à prefeita de Epitácio

A sede do Corpo de Bombeiros de Presidente Epitácio foi inaugurada no dia 29 de setembro de 1984, quase 35 anos. De lá pra cá, o local sempre esteve no comando de homens. Mas ontem, fazendo história, a primeira mulher comandante da corporação oficialmente tomou posse e foi qualificada à frente da equipe: Priscila Yuri Guibu.

A comandante foi apresentada oficialmente, também, à prefeita da cidade, Cassia Regina Zaffani Furlan (PRB). Na ocasião, ela não deixou de detalhar que a expectativa existente, “como mulher e também profissionalmente, no comando do Pelotão de Bombeiros em Presidente Epitácio, é dar continuidade ao excelente trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos, buscando sempre proporcionar maior segurança aos munícipes”.

Priscila citou também que é necessário que os serviços do Corpo de Bombeiros sejam prestados, continuamente, “de forma eficiente e com qualidade, tanto no tocante à prevenção, quanto na atuação em ocorrências de incêndio e salvamento”.

Histórico

A comandante entrou na PM (Polícia Militar) em 2004. Foi classificada em 2005 para trabalhar no 42º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitana) de Osasco. Já em dezembro de 2008, foi promovida a cabo PM. Em seguida, em 2012, ingressou na Academia de Policia Militar do Barro Branco, onde se formou dois anos depois.

Na sequência, ingressou em dezembro de 2014 no 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), em Presidente Prudente. Em agosto de 2015 foi classificada para servir na área metropolitana de São Paulo - pelo 25º BPM/M.

Mas a história com a corporação foi iniciada em agosto de 2016, quando ela entrou no Curso de Bombeiro para Oficiais na ESB (Escola Superior de Bombeiros), em Franco da Rocha.

E já no ano seguinte, foi classificada para servir no 14º Grupamento de Bombeiros, também com sede em Prudente, e designada para trabalhar na SAT (Seção de Atividade Técnica). E em 2019, foi transferida para servir no 2º Sub Grupamento de Bombeiros, em Presidente Venceslau, onde teve sua primeira experiência no comando, à frente dos pelotões de Bombeiros de Venceslau e Epitácio.

Com Prefeitura de Epitácio

Publicidade

Veja também