Como parte da campanha “Dezembro Laranja” - ação nacional de prevenção ao câncer de pele, realizada todos os anos durante o mês de dezembro pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, será realizado neste sábado (13) mais uma edição do Mutirão de Prevenção ao Câncer de Pele, no ambulatório do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente.
O mutirão ocorre das 9h às 15h e é aberto para as pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele, como manchas, feridas que não cicatrizam, pintas que mudaram de cor, tamanho ou formato, ou qualquer alteração cutânea preocupante.
Segundo o médico dermatologista Murilo de Oliveira Lima Carapeba, o mutirão tem como principal objetivo identificar precocemente lesões suspeitas de câncer de pele, orientar a população sobre prevenção e fotoproteção e encaminhar rapidamente os casos que necessitam de investigação ou tratamento, reduzindo atrasos no diagnóstico e melhorando o prognóstico dos pacientes.
“Caso sejam identificadas lesões suspeitas, o paciente será encaminhado para investigação complementar, como biópsia e retirada da lesão suspeita ou acompanhamento especializado, dentro da rede de saúde, garantindo a continuidade do cuidado e o tratamento adequado”, explica o médico.
Ainda de acordo com o especialista, o mutirão vai contar com uma equipe formada por dermatologistas, médicos residentes e acadêmicos do curso de Medicina, além de profissionais de apoio treinados para realizarem a triagem, avaliação e orientação dos pacientes. “O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, e quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito altas. O mutirão amplia o acesso à avaliação especializada, promove educação em saúde e contribui diretamente para a redução de casos avançados da doença”.
A expectativa, segundo Murilo Carapeba, é de atender aproximadamente 400 pessoas no mutirão, conforme a capacidade de atendimento da equipe no período programado. “O mutirão já é realizado há vários anos, integrando as ações de prevenção ao câncer de pele, como o Dezembro Laranja. Ao longo desse período, centenas de atendimentos já foram realizados, com identificação e encaminhamento de inúmeros casos suspeitos, reforçando a importância da iniciativa”.
SAIBA MAIS
Quem for ao mutirão deve apresentar documento de identificação com foto e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Não é necessário encaminhamento prévio.