Dezembro Laranja: cuidados com a pele

Campanha visa à conscientização das pessoas na luta contra o câncer da pele; para os motoristas que passam longas horas por dia dentro do carro, o cuidado precisa ser redobrado

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 30/12/2019
Horário 09:50
Isadora Crivelli - Para os motoristas o cuidado precisa ser redobrado
Isadora Crivelli - Para os motoristas o cuidado precisa ser redobrado

Dezembro Laranja, como é conhecido este mês, visa à conscientização das pessoas na luta contra o câncer da pele e alertá-las para o fato de que, quanto mais precocemente a doença for detectada, maior é a chance de cura. Por isso, alguns cuidados são essenciais para preveni-la, como a aplicação do filtro solar, o uso de chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h. Para os motoristas que passam longas horas por dia dentro do carro, o cuidado precisa ser redobrado.

A recomendação para este público, sem dúvida, é universal – usar o protetor solar. De acordo com a dermatologista clínica Tatiana Andrade, os malefícios da luz solar à pele humana são causados pelos raios ultravioleta A (UV-A) e B (UV-B). A UV-B, que incide principalmente das 10h às 16h e causa câncer de pele, não ultrapassa o vidro dos carros, porém, muitos motoristas andam com as janelas abertas e, por isso, essa radiação acaba entrando. Já os raios UV-A, que estão presentes durante o dia todo, têm um comprimento de onda mais longo e, por isso, atravessam qualquer vidro e, são os principais causadores do envelhecimento cutâneo precoce e rugas.

“Mas, se o vidro for colorido ou coberto com insulfilm, ele acabará filtrando uma pequena parte da radiação UV-A, reduzindo os danos causados à pele. No entanto, motoristas apresentam risco aumentado para o câncer de pele e envelhecimento precoce devido às longas horas de exposição à radiação solar e, por isso, o cuidado deve ser redobrado”, explica Tatiana. Fato também descrito pela médica dermatologista Luciena Ortigosa, que destaca que, infelizmente, os motoristas não são conscientes em relação à exposição ao sol. “Em exame clínico é nítido o envelhecimento precoce da parte esquerda do rosto, além da mão e braço esquerdo”, pontua.

Quanto à prevenção de doenças relacionadas à pele, Luciena Ortigosa destaca a importância do insulfilm para amenizar os raios solares, além da presença indispensável do filtro solar. “O filtro deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele (oleosa, gel, seca, creme, normal, loção ou emulsão), e ser acima do FPS 30 (fator de proteção solar), sendo repassado a cada 2 horas”. Somado a estas dicas, Tatiana também diz ser fundamental o uso de luvas com tecido de proteção solar para proteger as mãos e braços, além de óculos de sol com lentes de proteção ultravioleta.

DEZEMBRO LARANJA

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e, a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

Publicidade

Veja também