Dia “avermelhado” desperta curiosidade na região

“Foi uma junção de fatores como o tempo nublado e a poeira da atmosfera que dificultaram a passagem da luz usual do sol e causou o efeito”, diz o climatologista Vagner Camarini

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 20/08/2019
Horário 05:01
Cedida/Renato Pandur - Coloração do sol logo pela manhã era avermelhada e ao longo do dia se normalizou
Cedida/Renato Pandur - Coloração do sol logo pela manhã era avermelhada e ao longo do dia se normalizou

A região de Presidente Prudente “parou” ontem logo nas primeiras horas da manhã. Isso porque, aqueles que saíam de casa logo cedo percebiam certo tom avermelhado vindo do céu, uma espécie de filtro do aplicativo Instagram só que na vida real. Ao longo do dia o tom era visto também por muitos como puxado para o rosa e teve até aqueles que relataram um dia em tons de laranja. Independente da tonalidade, o fato é que a região teve um só assunto ontem: a cor do sol. “Foi uma junção de fatores como o tempo nublado e a poeira da atmosfera que dificultaram a passagem da luz usual do sol e causou o efeito”, afirma o climatologista Vagner Camarini.

Pelo ineditismo, o assunto que não saiu da boca e das publicações – em todas as redes socais – ontem foi justamente o clima da região oeste do Estado. Em Prudente, especialmente, o fato de que desde o dia 5 de julho não chove, a “secura” e outros fatores foram essenciais para o fenômeno. “Além disso, temos registrado muitas queimadas na cidade, que se juntaram com a poluição, umidade baixa do ar e poeira, impedindo a passagem da luz pela atmosfera e fazendo que os raios fossem marcados pelo aspecto avermelhado”, comenta o climatologista.

Vagner ressalta que este é um tipo de coisa comum de se ver, por exemplo, em grandes cidades como a capital de São Paulo e até mesmo na China, onde, em especial, há uma concentração de poluição grande. “Aqui no oeste paulista, nesta intensidade, não é um hábito, por isso chamou a atenção. A partir de amanhã [hoje] uma frente fria chega na região e isso, aliado à possibilidade de chuva, pode fazer com que o tempo melhore e mude esse aspecto seco. A chuva seria a solução para esta situação”, ressalta.

Por falar em clima, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), hoje os ventos que sopram do oceano mantêm o dia nublado com chuviscos esparsos no oeste do Estado e o tempo estará com poucas nuvens e baixa umidade do ar. Por isso, a temperatura deve ficar entre 15ºC e 26ºC. Nos próximos dias a mínima pode chegar aos 13ºC e as chances de chuva são baixas.

Publicidade

Veja também