A Prefeitura de Presidente Prudente informa a população sobre a necessidade de atualizar a caderneta de vacinação antes de realizar viagens, especialmente com o alerta para o retorno do sarampo no Brasil. A vacina tríplice viral, que protege contra SCR (sarampo, caxumba e rubéola), deve ser aplicada com pelo menos 15 dias de antecedência da viagem e está disponível em todas as salas de vacinação da cidade. Atualmente, Prudente imunizou com a primeira dose 90,84% do público-alvo, mas a segunda dose atingiu 77,41%.
Até o momento, cinco casos de sarampo já foram confirmados no Brasil em 2025, um deles no Estado de São Paulo. “Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal já têm casos confirmados. Por isso, estamos intensificando as orientações em pontos estratégicos da cidade, reforçando a importância de manter o esquema vacinal atualizado”, explica a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco.
Como parte da ação preventiva, estão sendo distribuídos comunicados e folhetos informativos em locais de grande circulação, como o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, Terminal Rodoviário, agências de turismo e nas unidades básicas de saúde.
A vacina deve ser tomada por crianças e adultos. Crianças tomam duas doses, adultos até 29 anos também tomam duas doses e os de 30 a 59 anos recebem uma dose. Já em trabalhadores da saúde são aplicadas duas doses obrigatórias. As gestantes, crianças menores de seis meses e pessoas com alergia grave a componentes da vacina não devem se vacinar.
Serviço
A cidade conta com 29 salas de vacinação, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, a ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Marcondes oferece atendimento das 8h às 14h.