Empresas disponibilizam espaços à Prefeitura

De acordo com a administração municipal, pessoas físicas e jurídicas têm se disponibilizado auxílio

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 29/03/2020
Horário 06:38

Na edição de terça-feira, no jornal O Imparcial, foi possível ver um exemplo de ajuda da iniciativa privada no combate e enfrentamento ao novo coronavírus, o Covid-19, uma vez que o Hotel Portal D’Oeste, em Presidente Prudente, concedeu 150 leitos à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A ajuda que o município tem recebido, segundo o chefe da pasta, Valmir da Silva Pinto, não se resume a essa. “Outras empresas já se ofereceram para ceder espaço. É a nossa carta na manga”, confirma.

Primeiro de tudo, o secretário não deixa de felicitar que a atitude é vista com “muito bons olhos e recebida de bom grado”. Mas ao falar “carta na manga”, Valmir explica que para utilizar tais espaços, o município precisa de um outro reforço: mais pessoal (recursos humanos) e as ferramentas mínimas para trabalhar. “É importante que o espaço tenha todo o equipamento que qualquer leito precisa”, complementa. Pensando nisso, ele afirma que o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) tem procurado por esse auxílio fora do município.

“Hoje, não podemos equipar todo esse espaço. Mas temos uma lista das concessões que recebemos e, na medida que for necessário, e possível para o município, utilizaremos. São procedimentos iguais a esse e que nos deixa confortáveis em saber que não estamos sozinhos nessa guerra”, declara o secretário. Em um dos outros exemplos, ele cita também a doação de 500 litros de álcool, realizada pela Usina Alto Alegre.

USO DO SESC

THERMAS

E acostumado a utilizar suas áreas para eventos lúdicos, culturais, educacionais e esportivos, o  Sesc Thermas colocou à disposição do poder público a estrutura física de suas unidades em todo Estado de São Paulo para as necessidades decorrentes da pandemia do novo coronavírus. A decisão tomada foi anunciada às autoridades no último final de semana. Na unidade prudentina, a situação foi confirmada à reportagem, e explicado ainda que, para tanto, a Prefeitura precisa preencher um requerimento e entregar ao serviço.

Segundo Valmir, a unidade é um dos prédios que está lista para ser utilizado, caso e quando necessário. Ele reafirma a felicidade “em ver bastante ajuda de todos os lados”. Mas questionado, ele diz que não é possível detalhar de que forma os espaços poderão ser utilizados, porque é necessário agir conforme cada ocasião factual.

Cabe lembrar que, assim como outros locais da cidade, a unidade do Sesc de Prudente cancelou a programação de atividades, como uma forma de ajudar a conter e evitar transmissão do Covid-19.

Publicidade

Veja também