ESPERA DE RESPOSTA

PRUDENTE - Homéro Ferreira

Data 02/06/2020
Horário 03:01

É aguardada até sexta-feira desta semana a resposta do prefeito Nelson Bugalho (PSDB) à Câmara Municipal sobre a solicitação da edilidade de intervenção na empresa concessionária do transporte coletivo urbano de Prudente.

PRAZOS DO REGIMENTO

Sobre a solicitação de instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte Urbano, feita pelo vereador Izaque Silva (Patriota), o presidente da Câmara Demerson Dias (PSB) disse que está sendo cumprido o prazo regimental.

PEDIDO DE EXPLICAÇÃO

Na sessão ordinária de ontem à tarde, Silva pediu explicações para Dias sobre o fato de não constar da pauta a solicitação da CPI e nem ter sido feita a leitura. Dias, após falar do prazo, disse que a proposta será apreciada na sessão da próxima segunda-feira.

EM TEMPO REAL

A primeira sessão ordinária após o rigor das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, realizada ontem à tarde, teve presença de 100% dos 13 vereadores, sendo que apenas Alba Lucena (DEM) esteve virtual, mas com votação em tempo real.

QUESTÕES MÉDICAS

Nas duas sessões extraordinárias, entre 23 de março e 1º de junho, três vereadores tiveram ausências  justificadas por questões médicas: Alba, Anderson Silva (PSB), por trabalhar no sistema prisional, e Rogério Galindo (PSDB), por ser casado com médica.

PELA INTERVENÇÃO

Por 12 x 1 votos foi aprovado o requerimento que pede ao prefeito Bugalho a intervenção na empresa que opera o transporte coletivo urbano. O único voto contrário foi de Izaque Silva.

ÚNICO VOTO CONTRA

Ao se pronunciar em justificativa, Silva disse que falta responsabilidade do poder público e que os serviços da empresa são de má qualidade. Então, no seu entendimento, a busca de solução para os vários problemas será a instalação da CPI.

JUSTIFICATIVA FAVORÁVEL

Dias justificou o seu voto favorável ao requerimento formulado pelo vereador Geraldo da Padaria (PTB), líder do prefeito na Câmara, por conta de entendimento com o colégio de líderes de partidos. Dias espera que o Executivo tome providência.

UMA OPORTUNIDADE

Geraldo da Padaria manifestou o entendimento de que o seu requerimento representa a oportunidade do prefeito Bugalho solucionar os problemas do transporte coletivo urbano de Prudente.

LIDERANÇA DO PTB

A executiva municipal do PTB oficializou à mesa diretora da Câmara Municipal que o recém-filiado Geraldo da Padaria, fato ocorrido na janela partidária de março a abril, assume a liderança do partido junto à edilidade.

NOVAMENTE À TARDE

Conforme o presidente Demerson Dias, a próxima sessão ordinária, na segunda-feira (8), ainda será no horário alternativo da tarde, adotado durante período crucial da pandemia do coronavírus. Então, terá início às 14h.

PROJETO RETIRADO

Bugalho retirou o projeto sobre a antecipação de feriados municipais, caso fosse necessário como parte de medida de isolamento social em relação à pandemia. Pelo que foi apurado pelo Plantão, a tendência é de que o projeto seria rejeitado.

Publicidade

Veja também