Estar de bem com a saúde é essencial para uma vida feliz!

EDITORIAL -

Data 29/10/2019
Horário 04:01

Outubro está chegando ao fim. Um mês todo dedicado à saúde da mulher, principalmente, à prevenção do câncer de mama. Várias ações foram realizadas durante estes últimos dias, alertas foram dados por órgãos e instituições, pedindo atenção para esta situação. As pessoas vestiram rosa em alusão ao período especial.

Muitas matérias publicadas por diversos veículos de comunicação, inclusive desta tribuna, sempre fazendo seu papel de imprensa, que é comunicar e divulgar as ações de interesse público, principalmente, quando fala de saúde.

No entanto, é essencial que a mulher faça a prevenção, não só do câncer de mama, mas de tantas outras doenças, sempre. É preciso que todas as pessoas entendam que cuidar da saúde é extremamente essencial. Infelizmente, quando uma pessoa é acometida com esta doença “ingrata”, o câncer, não só ela sofre, mas sim, todas as pessoas que estão em sua volta. Se cuidar é um ato de amor à vida, à família. E vale enfatizar, que o câncer de mama também pode ser diagnosticado em homens. Então, soma mais um cuidado para o público masculino.

Terminando o Outubro Rosa, entra em cena o Novembro Azul. Trata-se de um movimento mundial que ocorre durante o mês de novembro, para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Começa, então, uma série de atividades em prol do bem-estar do homem. E uma luta também para enfrentar a resistência que muitos têm diante do exame, que é necessário ser feito. É hora de deixar o “machismo” de lado uma vez por todas, e enfrentar a prevenção que, com certeza, é mais fácil do que a doença.

A prevenção primária engloba ações realizadas para evitar a ocorrência da doença e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco. Vamos cuidar da saúde, essencial para viver bem e feliz!

Publicidade

Veja também