Exposição em Prudente retrata realidade dos municípios

Artistas prudentinos e paulistanos expõem obras no Sesc Thermas; trabalhos trazem reflexões como habitação social e consumo

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 09/11/2018
Horário 09:55

O Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe até janeiro do ano que vem uma exposição cuja temática é voltada às cidades e à atual realidade em que se encontram. Com o nome “De quem é essa terra”, a mostra conta com a presença de dois artistas prudentinos e, conforme a unidade, as visitações ocorrem no bosque, quando o público terá a chance de conhecer as obras que provocam reflexões sobre temas como a habitação social, consumo e desperdício.

A exposição, de acordo com o Sesc Thermas, é de curadoria de Fábio Delduque, de São Paulo, sendo composta por quatro obras, dos artistas prudentinos Carmo Malacrida e Tile Amato e dos paulistanos Fernando Limberger e Eduardo Srur. “Além de ser o palco das criações, o cenário verde do bosque também passa a ser parte integrante das obras, possibilitando novos significados com o público. Esta comunicação se dá por meio da Land Art, corrente artística nascida no fim dos anos 1960, e escolhida para a exposição, na qual a paisagem, em vez de ser o tema ou o ambiente onde se insere uma obra de arte, é ela própria parte integrante da obra”, expõe a unidade.

No meio dos trabalhos é possível encontrar, por exemplo, uma centena de casinhas de passarinhos coloridas pelo bosque, obra denominada de “Habitar”, do prudentino Tile Amato, que representam a consequência da falta de planejamento urbano e que podem ser associadas à situação de habitação e civilização atual, de acordo com o Sesc, fazendo um convite à reflexão sobre a forma como se ocupa os espaços.  

“Eu me baseei na forma que nós, seres humanos e habitantes, temos nos relacionado com nossos espaços, públicos, privados e existenciais. Existenciais no sentido de enxergar as pessoas sempre vivendo em um modo automático em meio a um caos urbano, sem tempo mesmo para um autoconhecimento”, explica em entrevista à unidade. A exposição segue até o dia 20 de janeiro.

SERVIÇO

Exposição “De quem é essa terra”

Data: Até 20 de janeiro de 2019

Entrada: Grátis

Dias: De terça a domingo

Horários: 9h às 18h

Local: Sesc Thermas de Presidente Prudente

Publicidade

Veja também