Festivais esportivos movimentam o Sesc

Respectivamente, hoje tem futebol de botão, a partir das 15h, e tênis de mesa, amanhã

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 15/09/2018
Horário 06:26

Os grupos reunidos para jogar bets deram espaço para os motins dos jogos online. O exercício do polegar para impulsionar uma bolinha de gude na outra foi ocupado pelo mesmo movimento, mas destinado aos controles de videogames. E as famosas traves no meio da rua feitas com um par de chinelos, que atrapalhavam a passagem dos carros da vizinhança sem gerar qualquer confusão, não existem mais, ou pelo menos só no mundo virtual. Mas, a fim de trazer de volta e reviver uma das brincadeiras infantis, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza hoje o Festival de Futebol de Mesa, o popular futebol de botão. O público pode participar do torneio a partir das 15h.

Para fazer parte da nostalgia esportiva, o interessado deve comparecer no local e fazer a inscrição no momento da atividade, que é gratuita. De acordo com a programação da unidade, o Festival é destinado aos meninos e meninas acima de 16 anos, com vagas ilimitadas, na Área de Convivência. As partidas aconteceram simultaneamente, com jogos disputados em duplas.

Já amanhã, dando sequência na programação, o Festival da vez é o de Tênis de Mesa, com início a partir da 9h. Assim como no torneio de Futebol de Mesa, não há necessidade de fazer inscrições previamente, a atividade é indicada às pessoas maiores de 16 anos e também será realizada na Área de Convivência do Sesc.

Entretanto, o torneio é constituído por várias etapas e para quatro categorias. São elas: até 12 anos, iniciantes, comerciários e avançado. O interessado deve comparecer na hora e no local, onde serão formados os grupos para as partidas. Ainda de acordo com a unidade, são 10 vagas disponíveis para cada nível da competição.

História

Para quem não sabe, o futebol de mesa ou botão foi criado no Brasil na década de 1930, no Rio de Janeiro. Mas também há relatos de que a prática já existia no norte, mais especificamente no Pará. Certo é que foi a partir do Estado fluminense que o esporte começou a se difundir pelo país afora.

De acordo com a CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa), fundada em setembro de 1992, existem seis formas de praticar o jogo: um toque, três toques, 12 toques, dadinho, sectorball e subutteo. A primeira delas é a mais popular, no entanto, cada um possui suas regras e materiais próprios para realização.

No Brasil, são 2015 atletas profissionais associados à CBFM, espalhados por 17 Estados brasileiros, e distribuídos em 154 clubes federados. Para mostrar a seriedade do esporte, internacionalmente falando, já são 11 títulos conquistados.

SERVIÇO

Ainda nesse mês, está programado para ocorrer outro Festival de Futebol de Mesa, no dia 22, próximo sábado, também às 15h. No caso do Tênis de Mesa, também tem agenda marcada, mas somente para os dias 18 de novembro e 9 de dezembro, ambos domingos, a partir das 9h.

Publicidade

Veja também