HRCPP: credenciamento junto ao SUS é próximo obstáculo a ser vencido

EDITORIAL -

Data 03/10/2019
Horário 04:00

Hoje em dia, para praticamente cada mês do ano, existe uma cor-símbolo, remetendo, principalmente, a ações preventivas. Contudo, o Outubro Rosa é uma das campanhas pioneiras neste sentido, ao alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. E foi ontem que, junto do início desta relevante ação, o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) anunciou a data em que as tão esperadas cirurgias de cânceres de mama e próstata serão viabilizadas aos pacientes da cidade e região: 14 de outubro.

Quem é daqui sabe que o Hospital Regional do Câncer é um sonho realizado de toda a população. Ter de lidar com uma doença como o câncer já é um grande desafio, capaz de mudar a rotina da família inteira: não se trata somente de questões físicas, mas, especialmente, psicológicas. É preciso contar com uma rede de apoio forte para não esmorecer. Desta forma, poder realizar o tratamento aqui, em uma unidade de saúde com equipamentos de ponta, além de uma equipe de profissionais altamente capacitados, representa um grande alento. Agora, o que todos nós esperamos é que com mais este passo, o HRCPP fique mais próximo de conquistar o credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), permitindo a realização de mais atendimentos de média e alta complexidade.

Não é possível que o Ministério da Saúde ainda não tenha percebido o potencial do hospital, que já está sim estruturado e capacitado para ser credenciado, passando, assim, a receber recursos da esfera federal. Com certeza, é questão de tempo para que mais este degrau seja ultrapassado, como foi desde que a construção do Hospital do Câncer era somente um sonho. Com esmero e dedicação de voluntários, aquela sementinha plantada vingou e se tornou esta grande realização, um verdadeiro patrimônio de Prudente.

Os meses de outubro e novembro nos fazem lembrar, quase que automaticamente, das cores rosa e azul, nos remetendo à prevenção do câncer de mama e de próstata. E são esses dois tipos uns dos que mais afetam mulheres e homens, respectivamente. Portanto, todos devem aproveitar as diversas ações preventivas disponibilizadas nesta época para cuidar da saúde. Claro que a prevenção deve ser um lema na nossa vida o ano inteiro, no entanto, campanhas são importantes para nos lembrar de procurar ajuda médica antes que alguma doença se instale no nosso organismo.

 

 

 

Publicidade

Veja também