Ibope realizará 250 testes rápidos para Covid-19 em Prudente a partir de amanhã

Aplicação será feita de forma aleatória, segundo sorteio de endereços pelo Ministério da Saúde; uma pessoa por residência pode realizá-lo

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/06/2020
Horário 17:26
Arquivo - Resultados na cidade deverão auxiliar na elaboração de estratégias de saúde para enfrentamento da pandemia no país
Arquivo - Resultados na cidade deverão auxiliar na elaboração de estratégias de saúde para enfrentamento da pandemia no país

Presidente Prudente recebe, a partir desta quinta-feira e até sábado, a testagem rápida de coronavírus, a Covid-19, em domicílio. O trabalho é realizado pela Universidade Federal de Pelotas e será aplicado pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) Inteligência. Na capital do oeste paulista, serão efetuados 250 testes de forma aleatória, segundo sorteio de endereços pelo Ministério da Saúde.

A pesquisa, chamada de "Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: estudo de base populacional", será realizada em 133 municípios brasileiros e tem como objetivo estimar o número de casos de coronavírus e infecção causada pela doença. A pesquisa contempla a aplicação do teste rápido e de um questionário. Os resultados deverão auxiliar na elaboração de estratégias de saúde para enfrentamento da pandemia no país.

Cabe ressaltar que o teste será aplicado somente em uma pessoa por residência. Entretanto, caso o resultado aponte positivo, todos os moradores da casa também deverão ser submetidos ao teste. O morador sorteado deverá assinar um termo de consentimento, cujo documento terá os contatos do Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Os menores de idade deverão ter autorização do responsável.

Para realização do teste será coletada uma gota de sangue por punção digital que será analisada em cerca de 20 minutos, tempo em que o morador será submetido a um questionário. O resultado também será fornecido ao entrevistado. Caso o teste seja realizado em crianças menores de um ano, a gota de sangue deverá ser coletada pelo calcanhar.

Além de terem sido treinados para realização dos testes, os profissionais estarão utilizando os seguintes EPIs (equipamentos de proteção individuais): máscaras descartáveis, toucas, aventais e sapatilhas descartáveis, óculos de proteção e luvas. Eles deverão portar ainda frascos de álcool em gel, sacos de lixo infectante e caixas de descarte de materiais hospitalares.

Aos moradores, os profissionais deverão entregar um folheto que explica o que o entrevistado deverá fazer em caso de resultado positivo. Todas as confirmações serão notificadas apenas à VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), que está ciente e apoiando a realização do trabalho, ou seja, as informações serão sigilosas, não podendo ser divulgada a terceiros.

Em Prudente, o trabalho tem supervisão técnica da enfermeira Neila Orso Piacenco de Oliveira. A Polícia Militar também já foi informada da realização do estudo. É importante ressaltar ainda que no caso de registros positivos, o teste deverá ser refeito pelo Centro de Triagem da Covid-19 da cidade, que será responsável ainda em monitorar o paciente e conduzir o tratamento do mesmo. 

Publicidade

Veja também